Começa neste sábado (20) o período para que partidos políticos realizem convenções eleitorais para discutir coligações e escolher candidatos para as eleições de outubro. O prazo vai até 5 de agosto.
- A partir de agora, então, os pré-candidatos nas eleições municipais começam a se tornar, oficialmente, candidatos. O registro dos candidatos propriamente dito pode ser requerido pelos partidos na Justiça eleitoral até dia 15 de agosto.
- Estrategicamente, partidos políticos podem esperar até perto do final do período para a realização das convenções, escolhendo seus candidatos em um cenário mais definido naquele município. Opostamente, legendas que já tenham se definido podem já oficializar seus candidatos em convenção, já unificando-se em torno de uma campanha – é o caso do Psol em São Paulo, que já neste sábado confirma Guilherme Boulos e a vice Marta Suplicy como chapa para a Prefeitura de São Paulo.
As convenções podem ser feitas de forma presencial, virtual ou híbrida. Candidatos a prefeito precisam ter pelo menos 21 anos, completados até o dia da pretendida posse, para participarem da eleição. Vereadores têm de ter até 18 anos, completados até a data do registro da candidatura.
Leia também
Leia também: Eleições municipais podem mudar até 57 cadeiras na Câmara dos Deputados
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)