O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf (MDB) estão empatados tecnicamente na liderança da disputa ao governo paulista. Os dados são de pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta segunda-feira, 20. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais.
Doria aparece com 20% das intenções de voto. Skaf, com 18%. O atual governador, Márcio França (PSB), e o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT) têm 5% e 4% respectivamente.
A seguir vêm os candidatos Major Costa e Silva, do DC (3%), Professora Lisete, do Psol (2%), com 1%, Marcelo Cândido (PDT), Prof. Claudio Fernando (PMN), Rodrigo Tavares (PRTB) e Toninho Ferreira (PSTU), com 1%. Os candidatos Edson Dorta (PCO) e Rogerio Cheque (Novo) não pontuaram. Nulos e brancos somam 29%. Outros 15% não souberam responder ou não opinaram.
Na simulação espontânea, aquela em que não é apresentado o nome do candidato, Doria tem 5% e Skaf, 4%. Márcio França é lembrado por 2% dos eleitores e Luiz Marinho, por 1%.
Leia também
Os candidatos do PSDB e do MDB lideram também na rejeição popular (35% e 23% não votariam neles de forma alguma, respectivamente).
O Ibope também divulgou pesquisa para o Senado, onde duas vagas estão em disputa. O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto. Mário Covas (Podemos) tem 17%; Major Olímpio (PSL), 15%; Tripoli (PSDB) e Cidinha (MDB), 6%. Os demais candidatos ficaram com menos de 4%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-00450/2018. O Ibope entrevistou 1.204 eleitores entre os dias 17 e 19 de agosto.