O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf (MDB) estão empatados tecnicamente na liderança da disputa ao governo paulista. Os dados são de pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta segunda-feira, 20. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais.
Doria aparece com 20% das intenções de voto. Skaf, com 18%. O atual governador, Márcio França (PSB), e o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho (PT) têm 5% e 4% respectivamente.
A seguir vêm os candidatos Major Costa e Silva, do DC (3%), Professora Lisete, do Psol (2%), com 1%, Marcelo Cândido (PDT), Prof. Claudio Fernando (PMN), Rodrigo Tavares (PRTB) e Toninho Ferreira (PSTU), com 1%. Os candidatos Edson Dorta (PCO) e Rogerio Cheque (Novo) não pontuaram. Nulos e brancos somam 29%. Outros 15% não souberam responder ou não opinaram.
Na simulação espontânea, aquela em que não é apresentado o nome do candidato, Doria tem 5% e Skaf, 4%. Márcio França é lembrado por 2% dos eleitores e Luiz Marinho, por 1%.
Leia também
Os candidatos do PSDB e do MDB lideram também na rejeição popular (35% e 23% não votariam neles de forma alguma, respectivamente).
O Ibope também divulgou pesquisa para o Senado, onde duas vagas estão em disputa. O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto. Mário Covas (Podemos) tem 17%; Major Olímpio (PSL), 15%; Tripoli (PSDB) e Cidinha (MDB), 6%. Os demais candidatos ficaram com menos de 4%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-00450/2018. O Ibope entrevistou 1.204 eleitores entre os dias 17 e 19 de agosto.
são paulo precisa de alguem com sangue nos olhos um governador sem medo sem papa na lingua como joão doria, somente ele pode levar são paulo a continuar ser o moto do brasil, apesar de todos os problemas são paulo e o melhor lugar ainda no brasil para viver trabalhar, graças a competencia sem populismo dos governos estaduais ao longo dos anos, para senador vamos eleger mario covas neto, mara gabrilli eduardo suplicy passou 32 anos no senado nao fez nada por são paulo era somente um paspalho que votava em tudo que o lula dilma mandava, nunca fez um projeto para beneficiar o povo de são paulo esta no fim da carreira elegeu vereador, menos de 2 anos depois ja que uma boquinha no senado de novo ficar la 8 anos cantando,defendendo criminoso,contra as pessoas de bem,como os petistas são hipocritas o joao doria nao pode deixar a prefeitura para um projeto de bem maior de são paulo agora suplicy pode e normal para eles e tudo certo so os outros nao pode nada, chega desta gente safada hipocrita sem vergonha na cara