O deputado Alex Manente (Cidadania) começa o ano como favorito na disputa à prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), berço político do presidente Lula, segundo o Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com levantamento, que o Congresso em Foco divulga em primeira mão nesta quinta-feira (1/2), Manente lidera os dois cenários de pesquisa estimulada. Em ambas, o segundo colocado é o ex-deputado federal Marcelo Lima (PSB), e o terceiro, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT).
Marcelo e Luiz Fernando, que é irmão do ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), são apoiadores do governo Lula. Manente faz parte da federação PSDB-Cidadania e se declara independente em relação ao Planalto (veja os números mais abaixo).
Em 2020, o deputado chamou Lula de “líder da maior quadrilha do Brasil” ao defender Sergio Moro, que àquela altura deixava o Ministério da Justiça acusando o então presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir em investigações da Polícia Federal. Ele é autor da proposta de emenda à Constituição que prevê prisão após condenações em segunda instância.
Leia também
Nas votações na Câmara, segundo o Radar do Congresso, o deputado paulista votou conforme a orientação do Planalto em 78% das vezes em 2023 – índice ligeiramente acima da média de 72% de apoio alcançado pelo governo na Casa no ano passado. No final do ano passado, ele deixou clara sua posição em relação ao governo. “Ministro do Lula? Jamais! Para não deixar dúvidas: não participo, não acredito e sou crítico desse governo. Ponto final”, escreveu em suas redes sociais.
Ex-líder do Cidadania, Manente se movimenta para ter o apoio do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), que está no último ano de seu segundo mandato e, por isso, não poderá concorrer à reeleição. PSDB e Cidadania estão unidos em uma federação partidária desde 2022. O apoio do prefeito é considerado importante para a disputa: Morando tem 71,4% de aprovação, segundo a pesquisa divulgada hoje.
Pesquisa estimulada – cenário 1
Alex Manente (Cidadania) – 37%
Marcelo Lima (PSB) – 21,8%
Luiz Fernando (PT) – 9,9%
Julinho Fuzari (Podemos) – 6,9%
Rafael Demarchi – 4,5%
Jefferson Magno (PRD) – 0,4%
Nenhum/branco/nulo – 13%
Não sabe/não respondeu – 6,6%
Margem de erro – 3,7 pontos percentuais
Instituto Paraná Pesquisas
Pesquisa estimulada – cenário 2
Alex Manente (Cidadania) – 41,2%
Marcelo Lima (PSB) – 25%
Luiz Fernando (PT) – 12%
Nenhum/branco/nulo – 14,3%
Não sabe/não respondeu – 7,4%
Margem de erro – 3,7 pontos percentuais
Instituto Paraná Pesquisas
No cenário 2, em setembro, Manente aparecia com 38,7% das intenções de voto, Marcelo Lima tinha 26,1% e Luiz Fernando 12,5%.
Cassado por infidelidade partidária pelo Tribunal Superior Eleitoral no final do ano passado, Marcelo Lima também cobiça o apoio de Morando, de quem foi vice-prefeito na gestão passada. A perda do mandato por troca de partido sem justa causa – motivo que levou à cassação de Lima – não é alcançada pelos efeitos de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa.
Luiz Teixeira deve ser o primeiro petista a disputar a prefeitura de São Bernardo do Campo sem ser sindicalista. O atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi prefeito do município por oito anos. Com uma população aproximada de 850 mil habitantes, a cidade faz parte do chamado Grande ABC Paulista, região considerada berço político do sindicalismo brasileiro, história construída a partir das greves lideradas pelo então líder sindical Luiz Inácio do Lula da Silva.
Avaliação de Tarcisio cai…
O Paraná Pesquisas também aferiu a avaliação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os eleitores de São Bernardo. O índice de aprovação à gestão do atual governador, aliado de Jair Bolsonaro, caiu na comparação com as duas rodadas anteriores. Ainda assim, o saldo é positivo. Veja os números:
… mas é melhor que a de Lula
Apesar da queda, o percentual dos eleitores de São Bernardo que avaliam positivamente o governo Tarcísio de Freitas é superior aos que aprovam a administração federal do presidente Lula (61,9% x 50,8%). A avaliação de Lula também piorou na comparação com as duas rodadas anteriores. Confira:
Pesquisa
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 740 eleitores entre os últimos dias 26 e 31 em São Bernardo do Campo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-01969/2024 para o cargo de prefeito. O grau de confiança do levantamento é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.