Uma disputa predominantemente local, na qual prevaleceram questões também locais? Ou uma eleição plebiscitária, em que esteve em julgamento o governo Lula 3? Um pleito que se esgota nele mesmo, não permitindo extrair conclusões válidas para a disputa de 2026? Ou, ao contrário, uma votação que refaz o mapa político nacional e terá fortes desdobramentos na vida política do Brasil nos próximos anos?
Essas e muitas outras questões serão aprofundadas na live que transmitiremos aqui nesta segunda-feira (7) a partir das 18h.
Os cientistas políticos Ricardo de João Braga e Graziella Testa vão nos ajudar a entender os aspectos menos óbvios dos resultados deste primeiro turno eleitoral, com a mediação do jornalista e fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa;
Leia também
Formado em Economia pela Unesp, Ricardo fez mestrado e doutorado em Ciência Política (pela UnB e pela Uerj, respectivamente). Também tem mestrado pela Universidade de Siegen (Alemanha). Professor do curso de Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados, coordena a área de pesquisas do Congresso em Foco.
Graziella, doutora em Ciência Política pela USP e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi pesquisadora nas universidades de Harvard (Estados Unidos) e San Martín (Argentina). Também é consultora de risco político e diretora do Observatório das Instituições Democráticas.