Os temporais no sul do estado da Bahia já deixaram até o momento ao menos 4,2 mil moradores desabrigados, 286 feridos e 17 mortos, bem como 11,2mil desalojados. Apesar do sul ser a principal região do estado atingida pelos temporais, também há registro desde quinta-feira (23) de alagamentos nos municípios de Ibipeba e João Dourado, no norte baiano.
O governo da Bahia já estabeleceu uma base de apoio no município de Ilhéus para ajudar a população atingida, e a Defesa Civil Nacional liberou a verba de R$ 17,5 milhões para os municípios atingidos. A população não corre perigo apenas por estar desabrigada com a chuva: doenças como leptospirose podem ser transmitidas em alagamentos, e o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o risco de descargas elétricas e corte de energia nessas regiões, bem como de quedas de galhos.
As chuvas já atingem a população de 66 municípios, contando com Porto Seguro e Ilhéus. A capital Salvador já registrou um volume de chuva mais de cinco vezes maior do que o previsto para todo o mês de dezembro. Cerca de 380mil pessoas já foram atingidas pelas tempestades.
Leia também
(Com informações da Agência Brasil)
> Especulação imobiliária em áreas de risco não é “lucro”, mas “roubo”
> Desmatamento na Amazônia sofre alta por quatro anos seguidos