Pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada nesta sexta-feira (25) aponta um cenário incerto em Goiânia. O ex-deputado federal Sandro Mabel (União) lidera com 50% das intenções de voto, enquanto o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) aparece com 46%. Devido à margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, ambos estão tecnicamente empatados.
Outros 3% dos eleitores indicam que pretendem votar em branco ou nulo, e 1% ainda está indeciso. Os resultados são referentes a um cenário estimulado, em que os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos. A disputa na capital goiana opõe antigos aliados da direita, o governador Ronaldo Caiado (União), fiador da candidatura de Mabel, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Fred.
Em comparação com a pesquisa anterior do Real Time Big Data, divulgada em 16 de outubro, Mabel manteve os mesmos 50%, enquanto Fred Rodrigues apresentou uma leve variação, passando de 45% para 46%, ainda dentro da margem de erro.
A pesquisa entrevistou 1.000 eleitores de Goiânia entre os dias 23 e 24 de outubro, com um índice de confiabilidade de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-03541/2024.
Leia também
Na apuração dos resultados pela Justiça eleitoral, os votos em branco ou nulos são descartados. Nesse cenário, Mabel contabiliza 52% das intenções de voto, enquanto Rodrigues aparece com 48%.
No primeiro turno das eleições em Goiânia, realizado em 6 de outubro, Fred Rodrigues obteve 214.253 votos, correspondendo a 31,1% dos votos válidos, ocupando a primeira posição, enquanto Mabel ficou em segundo, com 190.278 votos, equivalendo a 27,7% dos votos válidos.