No debate promovido pelo SBT nesta quinta-feira (29) com candidatos a governador do Amazonas, o senador e candidato Eduardo Braga (MDB), durante o intervalo, agrediu a jornalista Márcia Dantas, do SBT Brasília. Eduardo Braga disse, em nota enviada ao Congresso em Foco (veja abaixo), que seus adversários tentaram criar um “factoide” com essa discussão no debate.
Veja o momento:
Durante o intervalo, o candidato exigiu, aos gritos, um direito de resposta contra o candidato Henrique de Oliveira, do Podemos. O adversário tinha afirmado que Eduardo Braga possui apartamentos não declarados no Imposto de Renda (IR) em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“O senhor está gritando comigo porque eu sou mulher? O senhor me respeite!”, disse a jornalista na ocasião. A jornalista contou com a solidariedade dos candidatos Carol Braz (PDT) e Henrique de Oliveira.
Leia também
Na volta do intervalo que precisou ser maior que o habitual, para o retorno da tranquilidade, os candidatos Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira prestaram solidariedade à jornalista.
Confira a nota de Eduardo Braga:
“Henrique Oliveira e Carol Braz tentam criar factoide para aparecer em debate
O candidato Henrique Oliveira ao participar do debate da TV Norte, nesta quinta-feira (29), ofendeu o candidato Eduardo Braga, que questionou a mediadora Marcia Dantas e pediu direito de resposta para contestar o adversário que mente sistematicamente para prejudicar o senador e sempre protege o governador Wilson Lima em todas as suas participações.
No intervalo, a assessoria jurídica do candidato Eduardo Braga solicitou o cumprimento do direito de resposta, como permitia as regras do debate. O direito foi concedido e o candidato Eduardo Braga explicou a verdade de forma clara e incontestável.
Henrique Oliveira, seguido por Carol Braz, que não apresentaram propostas claras e demonstram desconhecer os indicadores do estado, alegaram que a apresentadora foi ofendida pelo senador Eduardo Braga, fato que não ocorreu. O senador ganhou novo direito de resposta para esclarecer o factoide que Henrique e Carol tentaram criar. ‘Quero agradecer a você, Márcia, de não permitir o uso indevido do debate. Sou pai de três filhas, sou casado há 40 anos com a Sandra e sou avó da Aurora, respeito às mulheres. Vim aqui para o debate para esclarecer propostas’, disse Eduardo Braga.
A mediadora Márcia Dantas, durante o debate, reiterou que Braga pediu seu direito de resposta e que o jurídico analisou e concedeu a oportunidade de esclarecimento, não ocorrendo discussão, ofensa nem tratamento descortês. As imagens veiculadas por alguns portais de notícias não mostram nenhum tipo de agressão.”