O Ita Bank, banco do Grupo Itapemirim, anunciou nessa sexta-feira (25) que vai suspender suas atividades a partir do dia 7 de março. De acordo com o comunicado, esse é o prazo que os seus correntistas têm para passar seus saldos a outras instituições financeiras. “O ITA Bank comunica a seus correntistas que a partir do dia 07/03/2022 (terça-feira) suspenderá suas atividades, pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos transferirem via PIX ou TED seus saldos através do nosso App a uma outra instituição até esta data”, diz o comunicado assinado pelo Ita Bank, que tem 2,7 mil correntistas.
O grupo alega que os serviços serão restabelecidos, mas não informa quando. O banco atribui a suspensão à “troca de plataforma sistêmica”. “Por este motivo está solicitando aos seus clientes que façam a transferência do saldo em conta, via Pix ou TED para outra conta, até que tenha seu sistema restabelecido e voltando ao atendimento em data ser informada”, informa a instituição em nota à imprensa.
O anúncio ocorre na semana em que a Justiça de São Paulo divulgou a decisão que destituiu Sidnei Piva de Jesus de qualquer cargo à frente da empresa Viação Itapemirim, em recuperação judicial, bem como determinou que o empresário use tornozeleira eletrônica e entregue seu passaporte em até 24 horas, ficando proibido de sair do país.
Leia também
As sanções ocorrem no âmbito do processo de representação criminal por crimes contra as relações de consumo, movido por Camilo Cola Filho contra a Itapemirim Transportes Aéreos. A família Cola é a fundadora e antiga proprietária do grupo. O Ministério Público investiga suspeitas de fraudes e desvios de recursos da recuperação judicial da Itapemirim, iniciada em 2016.
O Ita Bank foi criado no ano passado, quando o grupo presidido por Piva já enfrentava grave crise financeira e estava na mira da Justiça. “Consta dos autos que o averiguado, valendo-se da condição de gestor de processo de recuperação judicial descrito na portaria de procedimento investigatório criminal vem, paulatinamente desde, pelo menos agosto de 2020, se apropriando de valores das empresas “recuperandas” para criar empresas paralelas, notadamente, no caso dos autos, a Itapemirim Aérea (grupo ITA), que gerou prejuízos milionários para, pelo menos 45.000 passageiros e inúmeros tripulantes que se viram despojados de seus direitos trabalhistas (art. 203 do CP)”, diz trecho da decisão proferida pela juíza Luciana Menezes Scorza.
Em sua página na internet, o Ita Bank se apresenta com outras credenciais. “Com toda segurança e solidez do grupo Itapemirim, lançamos o ITA Bank, sua nova conta digital. Fundada no ano de 2021, o ITA Bank chegou para trazer mais praticidade e inovação a sua vida financeira, com soluções totalmente descomplicadas e com a facilidade de estar tudo em um único aplicativo. Com o ITA Bank com você poderá fazer depósitos, PIX, transferências e pagar contas, e ainda contratar crédito, seguros e consórcios com apenas um clique. Realize seu sonho de viajar pelo Brasil com o ITA Bank”, diz o texto.
PublicidadeA juíza Luciana Menezes impôs ao dono da Itapemirim Transportes Aéreos medidas cautelares como comparecimento mensal em juízo, obrigação de manter o endereço residencial atualizado, proibição de ausentar-se da comarca de residência, proibição de sair do território nacional sem autorização judicial, devendo entregar o passaporte em juízo no prazo de 24 horas, destituição do empresário de qualquer cargo no processo de recuperação judicial da Viação Itapemirim, uso de tornozeleira eletrônica. Procurado pela reportagem ao longo da semana, o grupo não se manifestou.
No começo do mês, após a baixa de cinco aeronaves na frota da ITA Transportes Aéreos, o braço rodoviário do grupo Itapemirim também começou a perder coletivos da empresa. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou a busca e apreensão de 61 ônibus da Viação Itapemirim por falta de pagamento. O despacho assinado pela juíza Fernanda de Carvalho Queiroz atende a um pedido do Banco Moneo que alegou inadimplência por parte da empresa de Sidnei Piva Júnior. Cerca de 12 ônibus foram apreendidos no dia 3 de fevereiro.
Justiça determina apreensão de ônibus da Viação Itapemirim
Para driblar credores, Piva tentou alterar sociedade da aérea Itapemirim