O MDB oficializou, nesta quarta-feira (27), a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à presidência da República. Durante a convenção nacional, a senadora recebeu 262 votos sims, contra nove votos não.
A senadora é a primeira entrevistada do Conversa com Presidenciáveis, do Congresso em Foco, também nesta quarta-feira (27), às 18h30. Envie suas perguntas à candidata para o email redacao@congressoemfoco.com.br ou para nossas redes sociais, usando #ConversaComPresidenciáveis.
“O Brasil nunca precisou tanto desse partido histórico, da nossa voz e da nossa força. O nosso amor incondicional que vai destruir esse ódio e unificar o Brasil. Democracia já, democracia sempre”, afirmou Simone em discurso para encaminhar sua candidatura para a votação durante a convenção.
“Vamos mostrar que lugar de mulher é na política e Simone Tebet será a próxima presidente da República do Brasil”, disse o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP).
Leia também
A candidatura de Tebet conta com o apoio da federação PSDB-Cidadania. A senadora foi escolhida como representante da chamada “terceira via“, ganhando do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) em uma pesquisa quali-quantitativa.
Em convenção nacional realizada mais cedo, a federação confirmou o apoio a candidatura de Simone Tebet.
A senadora Simone Tebet será a candidata à Presidência da República da Federação PSDB-Cidadania. A decisão foi tomada por unanimidade em convenção do colegiado nacional, nesta quarta-feira. pic.twitter.com/903dQFI0A8
— PSDB 🇧🇷 (@PSDBoficial) July 27, 2022
O ex-presidente Michel Temer (MDB) manifestou apoio a Tebet durante a convenção e defendeu o legado e reformas feitas durante o seu governo. “Temos que ter afirmações. Mais do que afirmações, convicções. A primeira é: vale ou não defender a pacificação do país? Vale ou não defender a história do nosso MDB? A do passado, da redemocratização, como a mais recente, quando todos vocês participaram do nosso governo”, afirmou.
“Tenho absoluta convicção de que você [Tebet] tem todas as condições para sustentar essas ideias, e naturalmente prosperar enormemente na compreensão que o país terá da sua candidatura”, completou Temer.
Apesar de ganhar quase que a totalidade dos votos, Simone Tebet não contava com o apoio de 100% do seu partido. Durante o encontro de lideranças do PT, na semana passada, 11 entre os 27 líderes estaduais do MDB compareceram para declarar apoio no primeiro turno das eleições ao ex-presidente Lula.
A candidatura de Tebet também não conta com um vice definido. O nome mais cotado era o do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). No entanto, o parlamentar divulgou uma nota nessa terça-feira (26) destacando que “a definição da vice depende de uma série de conversas e entendimentos internos de sentido político e eleitoral, em que o propósito final será encontrar aquilo que seja o melhor para a candidatura”.
Outro nome cotado é o da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). PSDB e Cidadania deverão indicar o vice de Simone Tebet até o dia 5 de agosto, quando se encerra o prazo para as convenções partidárias.
Confira a convenção: