Divulgada nessa terça-feira (14), a nova pesquisa do Instituto Ipec surpreendeu ao apontar que o deputado André Janones (Avante-MG) tem 2% das intenções de voto para o cargo de presidente da República, empatado com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Janones se aproxima de nomes consolidados na chamada terceira via, como Sergio Moro (Podemos), com 6%; e Ciro Gomes (PDT), com 5%.
Mesmo sem fazer campanha, o deputado superou nomes consolidados da política, como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que pontuou 1% na pesquisa, e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco PSD-MG, que registrou 0% nas intenções de voto.
No Twitter, Janones disse estar feliz com as buscas recentes sobre seu nome, mas ressaltou que só fará campanha em 2022.
Muita gente procurando saber quem é Janones, fico muito feliz e aviso: quiser conhecer estou neste momento em plenário votando PEC. Agora é trabalho, campanha só ano que vem.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) December 14, 2021
Quem é André Janones?
O advogado mineiro ganhou destaque nacional com a greve dos caminhoneiros de 2018. Na época, gravou uma série de vídeos de apoio à categoria, agindo como uma espécie de porta-voz do movimento. A primeira publicação sobre o assunto, compartilhada no Facebook, soma, atualmente, mais de 15 milhões de visualizações.
Os vídeos sobre a greve continuaram, com críticas à Rede Globo, ao então presidente, Michel Temer (MDB), e com outras pautas que eram reivindicadas pelos caminhoneiros. Quando surgiram bandeiras pedindo intervenção militar, Janones se posicionou contra e defendeu a democracia. Com a escalada rápida das visualizações, logo surgiram publicações acusando o advogado de usar a greve para se promover. Ele chegou a ser chamado de “petista infiltrado”.
Em 2018, Janones se elegeu como deputado federal com 178,6 mil votos para o seu primeiro mandato.
Outro momento crucial para o aumento da popularidade de Janones foi a redução do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300, assunto debatido em setembro de 2020. Em transmissão ao vivo no Facebook, na qual se posicionou contra a diminuição do valor do benefício, o deputado teve o post mais comentado do mundo ocidental naquele dia, de acordo com levantamento do pesquisador Fábio Malini, do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Mais recentemente, em janeiro deste ano, Janones se candidatou à presidência da Câmara dos Deputados, contrariando a orientação de seu partido, que fazia parte do bloco de apoio do deputado Arthur Lira (PP-AL). Obteve três votos.
Atualmente, o deputado tem cerca de 128 mil seguidores no Twitter, mais de 2 milhões no Instagram e quase 8 milhões de seguidores no Facebook.