Não foi só Rodrigo Maia (DEM-RJ) quem criticou a vinda do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, ao Brasil. Diversos parlamentares se queixaram, nas redes sociais, do modo como a visita aconteceu e dos assuntos que foram tratados entre Pompeo e o chanceler Ernesto Araújo.
A interferência dos EUA 🇺🇸 no Brasil 🇧🇷 ultrapassou todos os limites. A presença de Mike Pompeo afrontando a Venezuela em território nacional é inconstitucional. Nosso país não pode virar um pária internacional pelo servilismo a nações externas.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) September 19, 2020
O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, veio para Roraima, apenas para fazer palanque, com o objetivo de colocar o Brasil na guerra dos EUA contra a Venezuela.
Leia também
— Telmário Mota (@TelmarioMotaRR) September 19, 2020
A servilidade, a subserviência de Bolsonaro a Trump chega a dar náusea. É puramente ideológica e em nada contribui para o Brasil. Aliás, prejudica, porque a contrapartida tem sido ruim para nossas exportações. A visita de Mike Pompeo é um novo capítulo da humilhação nacional.
— Orlando Silva (@orlandosilva) September 19, 2020
O Mike Pompeo desrespeitou nossa Pátria em sua visita hoje para ameaçar país vizinho. Absurdo !
— Márcio Jerry 🇧🇷🇧🇷 (@marciojerry) September 19, 2020
Deputados da base do governo reagiram às críticas.
O Mike Pompeo pegou leve. Maduro não é “apenas” traficante de drogas. É traficante, ditador, comunista e assassino. https://t.co/mvkNXYItgz
— Paulo Eduardo Martins (@PauloMartins10) September 19, 2020
Muitos deputados compartilharam a nota do Itamaraty e o posicionamento de Ernesto Araújo nas redes sociais.
Só teme a parceria Brasil-EUA quem teme a democracia.
🇧🇷+🇺🇸 por uma 🇻🇪 livre
São infundadas as críticas do Presidente da Câmara Rodrigo Maia à visita que o Secretário de Estado Mike Pompeo e eu fizemos ontem à Operação Acolhida em Boa Vista, conforme procuro mostrar nesta nota: https://t.co/LOpsEyyekM
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) September 19, 2020