A ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, recebeu do ator Leonardo DiCaprio um prêmio de iniciativas sustentáveis durante o evento Green Carpet Fashion Awards, em Los Angeles (Estados Unidos). Guajajara venceu a categoria de “curadora da terra” por suas “conquistas na defesa das florestas” e por “reposicionar os povos indígenas no centro da agenda climática global”.
De acordo com a ministra, o prêmio reforça a “mensagem de proteção dos territórios indígenas para o público internacional”. Em seu perfil no Instagram, o artista destacou a atuação de Guajajara na luta socioambiental. “A ministra Guajajara tem sido uma ativista ambiental ferrenha diante das graves ameaças aos povos indígenas, defendendo uma população brasileira de mais de 900.000 indígenas e suas mais de 300 culturas diferentes”, escreveu o ator.
DiCaprio é conhecido como ativista pelo clima e, em razão disso, entrou em confronto com o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019, quando foi acusado pelo então chefe de Estado brasileiro de fazer “campanha contra o Brasil” na mídia internacional. Na ocasião, o ator norte-americano rebateu as declarações de Bolsonaro de que teria colaborado com os incêndios na floresta Amazônica, por meio de doações à organização não governamental (ONG) WWF.
Leia também
Em nota divulgada no Instagram, o ator afirmou que não financiou as instituições mencionadas, embora elas sejam dignas de apoio. DiCaprio disse também que apoiava o povo brasileiro que “trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural”.
Em outubro do ano passado, ele saudou a vitória de Lula como uma “oportunidade de mudar o curso da história, não apenas para o Brasil e para a Amazônia, mas para o mundo”.