O presidente Jair Bolsonaro foi eleito em votação popular a “Pessoa do Ano” da revista norte-americana Time. O presidente brasileiro, definido pela revista como “o controverso líder brasileiro”, recebeu cerca de 2,2 milhões dos 9 milhões de votos dados leitores, acima de Donald Trump, ex-presidente dos EUA que recebeu 9% dos votos (cerca de 810 mil).
A revista não poupa adjetivos negativos para o chefe de Estado Brasileiro. “Mais recentemente, Bolsonaro esteve sob alvo da corte suprema brasileira, que ordenou uma investigação sobre comentários que o presidente fez em 24 de outubro, alegando falsamente que tomar as vacinas de coronavírus poderia aumentar o risco de contrair AIDS”, diz um trecho.
Em outro, é lembrado que Bolsonaro foi apontado pela CPI da Covid como o principal responsável pelas mais de 600 mil mortes pela pandemia no Brasil.
A lista dos cinco primeiros ainda conta com os votos para os trabalhadores da linha de frente da covid-19 (6.3% dos votos); Alexey Navalny, político da oposição na Rússia (6%); e os cientistas que desenvolveram a vacina contra a covid-19 (5,3%).
Leia também
A votação popular, no entanto, não é a mesma que toma a capa da revista americana, que anualmente escolhe a pessoa do ano desde 1927. A revista, que já premiou Adolf Hitler (1938), Josef Stálin (1942) e o próprio Trump em 2016, faz uma escolha, que será apresentada em momento futuro.