Poucas horas após deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber teve o pedido de aposentadoria concedido. A autorização, concedida pelo presidente Lula (PT), foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29). Rosa Weber deixa a Corte a partir deste sábado (30).
Com a saída de Rosa Weber, o STF fica apenas com uma mulher, Cármen Lúcia. O presidente Lula deve definir nos próximos dias quem será o indicado para ocupar a cadeira deixada pela ministra. Ele já adiantou que gênero e raça não serão critérios para a escolha.
Até o momento, os mais cotados para a disputa são o ministro da Justiça, Flávio Dino, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias.
Rosa Weber completa 75 anos no dia 2 de outubro. Seu último compromisso antes da aposentadoria compulsória foi passar a presidência do tribunal ao ministro Luís Roberto Barroso.
Leia também
Rosa Weber estava no STF desde 2011, quando foi indicada para o cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ela substituiu a ex-ministra Ellen Gracie. Rosa Weber se tornou a terceira mulher a ocupar o cargo de ministra da Suprema Corte.