Guilherme Mendes, especial para o Congresso em Foco
O coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, publicou um vídeo na tarde desta terça-feira (1) onde comenta a sua decisão de deixar o comando da operação. O procurador da República agradeceu o apoio recebido e disse se sentir honrado com o papel que cumpriu na Lava Jato.
A razão para seu afastamento da cúpula de investigadores, explicou Deltan, seria sua filha de um ano e 10 meses de idade. “Identificamos que ela passou a ter uma série de sinais de regressão em seu desenvolvimento, parando de falar algumas palavras que já falava, parando de olhar para gente e olhar nos nossos rostos e olhos”, disse.
O diagnóstico da criança não foi concluído, mas as terapias e tratamentos sugeridos pelos médicos exigiriam cuidados mais próximos dos pais, daí a decisão. “Depois de anos de dedicação intensa à Lava Jato, acredito que agora é hora de me dedicar, de modo especial à minha família”, comentou Deltan, que considerou a atitude como “difícil, mas a certa como pai”.
Leia também
>Celso de Mello suspende processos contra Deltan Dallagnol
O coordenador da Lava Jato disse que continua como procurador do Ministério Público Federal no Paraná, e pediu que o apoio à operação, por parte da população, seja mantida. “Decisões que estão sendo tomadas e serão tomadas em Brasília afetarão seus trabalhos. A força-tarefa ainda tem muito por fazer”, comentou.
O procurador também se referiu ao seu substituto, Alessandro de Oliveira, como “competente e colaborador da Lava Jato”. Alessandro, que compõe o grupo desde 2018, é responsável por uma equipe de 14 procuradores e 30 servidores dedicados à força-tarefa.
Na próxima semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá definir se prorroga o funcionamento da força-tarefa. A decisão a ser tomada pelo procurador-geral Augusto Aras e definirá como será o futuro do grupo, montado em 2014.
A saída de Deltan do cargo causou reações diversas de apoio e críticas ao trabalho feito pelo Ministério Público Federal no Paraná. Veja algumas delas:
Parabenizo o Procurador Deltan Dallagnol pela dedicação à frente da Força Tarefa da Lava Jato em Curitiba, trabalho que alcançou resultados sem paralelo no combate à corrupção no País. Apesar de sua saída por motivos pessoais, espero que o trabalho da FT possa prosseguir.
— Sergio Moro (@SF_Moro) September 1, 2020
Deltan Dallagnol anuncia a sua saída da Lava Jato. O procurador @deltanmd prestou grande desserviço ao país.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) September 1, 2020
Como cidadão brasileiro, só tenho palavras de orgulho, admiração e agradecimento a Deltan Dallagnol, um gigante no combate à corrupção no país. Liderou pelo exemplo e inspirou pela coragem e doação. #ObrigadoDeltan
— Julio M Oliveira (@JMarcelo1000) September 1, 2020
Essa é a famosa “saída de fininho” – Deltan Dallagnol vai deixar a Lava Jato | CNN Brasil https://t.co/dj6ZuLFkJY
— Rodrigo Tacla Duran (@TaclaDuran) September 1, 2020
Deltan Dallagnol fará muita falta na força-tarefa Lava Jato. Sua imensa contribuição ao caso fez toda a diferença.
Agora o importante é que se dedique ao máximo a sua família.
Mais uma vez, acerta em sua escolha e tem nosso total apoio e admiração.https://t.co/ypITThjYnX
— Roberson Pozzobon (@RHPozzobon) September 1, 2020
Caro Deltan, muito obrigada por toda a dedicação prestada à nossa sociedade e ao nosso Brasil! O seu papel como líder da LJ foi brilhante! Só temos que agradece-lo. Vc é uma inspiração para aqueles que lutam contra a corrupção!! Parabéns por tudo!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 https://t.co/W3M5xaY07e
— Thaméa Danelon (@thameadanelon) September 1, 2020
Dallagnol sai do comando da Lava Jato.Em verdade, na maior parte do tempo,o verdadeiro comandante da operação foi Sérgio Moro, como demonstrou a Vaza Jato. Dallagnol cumpria ordens.Deltan deixa um rastro de desmandos e arbitrariedades.Será julgado pela história e pelos tribunais.
— Wadih Damous (@wadih_damous) September 1, 2020
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
Enfrentar o sistema corrupto exige coragem e sacrifício não só do combatente, mas de sua família e amigos. @deltanmd é um herói brasileiro. As mentiras impulsionadas com dinheiro sujo não vão apagar a história. #LavaJato https://t.co/RGTLTHleug— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) September 1, 2020