O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está sofrendo pressão nas redes sociais para colocar em apreciação do Plenário um dos 51 pedidos de impeachment protocolados na Casa contra Jair Bolsonaro. A #AceitaMaia está entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Na última terça-feira (14), representantes de movimentos sociais, de centrais sindicais e de partidos de oposição se reuniram no gramado em frente ao Palácio do Congresso para divulgar mais um documento pedindo pelo afastamento do presidente. O pedido é assinado por artistas, intelectuais e movimentos sociais.
Um dos maiores entraves para o desenrolar desses pedidos está no apoio que Bolsonaro tem tido do Centrão. O presidente tem distribuído cargos no governo para o grupo. Nas últimas semanas ele chegou a criar um novo ministério, o das Comunicações. “Bolsonaro está comprando os partidos para não ter votação pelo impeachment”, afirmou o senador Major Olimpio (PSL-SP) em entrevista à revista Época nesta quarta.
Leia também
A líder do Psol na Câmara, Fernanda Melchionna (RS), afirmou em publicação no Twitter que tirar “Bolsonaro do poder é medida emergencial no combate à covid-19 no Brasil. Tanto por sua política genocida quanto pela sua agenda privatista, que só aprofunda crise econômica e desigualdade social. Não se pode normalizar a extrema-direita, é preciso derrotá-la! #AceitaMaia”
Junto à Melchionna, estão mais de nove mil publicações de pessoas anônimas na rede social que pedem pela saída do presidente.
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
Publicidade
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!
ACEITA O IMPEACHMENT MAIA!DER RT PARA ESSE POST CHEGAR ATÉ O RODRIGO MAIA.#AceitaMaia
— Marcos Victor ⭐🚩✊ (@Marcoslulaofici) July 15, 2020
#AceitaMaia@RodrigoMaia vai ficar sentado em cima dos pedidos de impeachment esperando as mortes triplicarem? #MaiaTambémÉCulpado https://t.co/7j4WLOpo1T
— 🦍Macacos Me Mordam™ (@MmMordam2) July 15, 2020
Ao todo, 641 pessoas e organizações assinaram pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro até o final de maio. Dos 45 pedidos enviados ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, apenas um foi arquivado até hoje.#AceitaMaia https://t.co/ZZt3Cp14JP
— João Barreto Leite (@BarretoLeiteJ) July 15, 2020
Chega de ser complacente com esse desgoverno @RodrigoMaia ,tu tá esperando o que pra aceitar o pedido de impeachment do @jairbolsonaro ??? O Brasil virou piada mundial, o presidente é um genocida ,chegaaaaaa de tanto desmando e obscurantismo !!!!#AceitaMaia pic.twitter.com/ezYzvF3dkp
— Fabio Souza Petralha🚩 ✌ (@fdesouzaalves) July 15, 2020