O governo federal disponibilizou uma aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, para a operação de repatriação de brasileiros que queiram voltar ao país por conta da guerra no Oriente Médio. O avião decolou de Brasília às 16h30 desta quinta-feira (12) para resgatar pessoas que estão na Faixa de Gaza, lado palestino do conflito. Deve fazer o trajeto:
- uma parada técnica em Cabo Verde, na África, durante a noite.
- chega em Roma, na Itália, perto das 6h, no horário local.
- segue para a Faixa de Gaza depois de receber autorização para cruzar a fronteira através do Egito.
A aeronave tem capacidade de transportar até 40 pessoas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o plano é trazer até 20 brasileiros que estão em Gaza e pediram para ser repatriados.
A Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal, vem trazendo de volta ao país os brasileiros que estão em território atingido pela guerra entre Israel e Palestina. Nos últimos dois dias, 425 passageiros chegaram ao país desde a madrugada de quarta-feira. Também estão voando para o Brasil mais 70 passageiros brasileiros (um deles criança de colo) que embarcaram no Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv (Israel), no terceiro voo de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB).
Leia também
Até agora, mais de 2 mil pessoas manifestaram ao governo federal o desejo de retornar ao Brasil em aviões da FAB.
O número de mortes confirmadas na guerra, iniciada no último sábado, passa de 2,7 mil. Foram contabilizadas, até agora, 1.417 vítimas palestinas e 1.300 de origem israelenses. Os dados são do Ministério da Saúde da Palestina e da Defesa de Israel levantados por volta das 12h (horário de Brasília). Entre as vítimas do lado israelense estão dois brasileiros: Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos.