Três ex-presidentes da República publicaram reações nas redes sociais ao vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta terça-feira de carnaval. O presidente envio mensagens pelo Whatsapp convocando aliados a irem para as ruas em um ato contra o Congresso Nacional.
>Bolsonaro convoca apoiadores para ato anti-Congresso, diz jornal
No vídeo divulgado por Bolsonaro são exibidas imagens do presidente no período em que levou uma facada durante a corrida eleitoral de 2018 e traz a seguinte mensagem:
“Ele foi chamado a lutar por nós. Ele comprou a briga por nós. Ele desafiou os poderosos por nós. Ele quase morreu por nós. Ele está enfrentando a esquerda corrupta e sanguinária por nós. Ele sofre calúnias e mentiras por fazer o melhor para nós. Ele é a nossa única esperança de dias cada vez melhores. Ele precisa de nosso apoio nas ruas. Dia 15.3 vamos mostrar a força da família brasileira. Vamos mostrar que apoiamos Bolsonaro e rejeitamos os inimigos do Brasil. Somos sim capazes, e temos um presidente trabalhador, incansável, cristão, patriota, capaz, justo, incorruptível. Dia 15/03, todos nas ruas apoiando Bolsonaro.”
A convocação para a manifestação do dia 15 de março tomou corpo logo após a fala do ministro General Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, que durante cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, na terça-feira (18), acusou o Congresso de chantagear o governo. Políticos se posicionaram nas redes sociais.
A ser verdade, como parece, que o próprio Pr tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso ( a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto de tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo.
Publicidade— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) February 25, 2020
Bolsonaro e o general Heleno estão provocando manifestações contra a democracia, a constituição e as instituições, em mais um gesto autoritário de quem agride a liberdade e os direitos todos os dias.
— Lula (@LulaOficial) February 26, 2020
Bolsonaro e o general Heleno estão atentando descaradamente contra a constituição e a democracia ao convocar manifestação contra o Congresso Nacional. Torna-se urgente e necessária forte resposta das instituições ou o País mergulhará, + uma vez, na escuridão das ditaduras.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) February 26, 2020