O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) utilizou um vídeo antigo para desaprovar o desempenho do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante a pandemia de covid-19.
Na gravação compartilhada pelo parlamentar, o prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), afirma que a utilização do medicamento cloroquina no tratamento da covid-19 foi autorizada no protocolo da Secretaria Municipal de Saúde e em hospitais municipais que tratam pacientes da doença.
A postagem feita no dia 30 de julho considera que a declaração feita pelo prefeito é decorrente de uma decisão recente, mas de acordo com o site Comprova, especialista na verificação de fake news ou informações publicadas nas redes sociais que possam provocar desinformação, o deputado exige de João Doria uma ação que já é realizada desde o dia 5 de maio.
Leia também
“O deputado usa como se fosse de agora um vídeo gravado em 9 de abril no qual o prefeito de São Paulo anuncia a inclusão da cloroquina no protocolo de tratamento de pacientes com covid-19 nos hospitais municipais. No post, ele cobra do governador do estado que faça o mesmo, mas isso já é feito desde 5 de maio”, esclarece o Comprova que classificou a postagem como “enganosa” (leia a íntegra). No Twitter, a publicação também aparece com o aviso “mídia manipulada” (veja abaixo).
Na mesma postagem, o deputado também lança críticas à atuação política do governador frente à pandemia.”Resta saber se Dória também cairá na real de que vidas estão acima de política, que para uma doença nova não existe remédio testado e que toda tentativa de cura é válida”, escreve.
ANTES TARDE DO QUE NUNCA: Pref. SP Bruno Covas autoriza cloroquina.
Resta saber se Dória também cairá na real de que vidas estão acima de política, que para uma doença nova não existe remédio testado e que toda tentativa de cura é válida. Ou seguirá arrotando ciência, ciência? pic.twitter.com/gldJYtiNed
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 30, 2020