O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, neste sábado (21), que não pretende assinar Medida Provisória (MP) para criar impostos para compras por aplicativos. A ausência dessas taxas favorece aplicativos de compras como Shoppe, AliExpress e Shein, por exemplo.
“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein, etc. como grande parte da mídia vem divulgando”, disse o presidente. “Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos. Boa tarde a todos!”, completou o presidente.
– Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein, etc. como grande parte da mídia vem divulgando. Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos. Boa tarde a todos!
Leia também
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 21, 2022
A fala do presidente contraria tanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, que sinalizava a criação de um imposto para compras digitais, como empresários. Em março deste ano, um grupo de empresários, liderados pelo dono da Havan, Luciano Hang, e pelo CEO da Multilaser, Alexandre Ostrowiecki, entrou com ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) com queixas às plataformas estrangeiras. Para eles, essas plataformas digitais têm uma engenharia para “burlar a receita”.