Nas redes sociais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro pedem a nomeação do médico psiquiatra Ítalo Marsili para o comando do Ministério da Saúde. O médico é youtuber e seguidor de Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo. Pai de seis filhos, ele é autor do livro “Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos”.
> Mourão testa negativo para covid-19, mas aguarda contraprova
Controverso, Marsili adota técnicas de educação polêmicas, com viés católico, e se diz autor de uma terapia própria de “terapia de guerrilha” contra o “vitimismo”. O nome dele passou a ser aventado por figuras próximas ao presidente, como o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR).
Presidente @jairbolsonaro,
PublicidadeConsidere o Dr. @italo_marsili para Ministro da Saúde.
Tem um baita de um currículo, é um médico respeitado, sabe se comunicar e é fiel ao Brasil.
PublicidadePublicidade— Filipe Barros (@filipebarrost) May 16, 2020
Médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marsili é residente em Psiquiatria pela mesma instituição e possui pós-graduação incompleta em Terapia Intensiva no Hospital Central do Exército. Ele chefiou o setor de Clinica Médica da Policlínica Militar da Praia Vermelha Exército entre 2011 e 2012.
No Twitter, a hashtag #ItaloMarsiliMinistrodaSaude é um dos principais assuntos desde a noite de sábado (16). Em 2019, ele chegou a participar de um programa da TV Brasil, em uma entrevista simpática a sua figura. A TV é uma emissora pública operada pelo governo federal
O governo ainda não decidiu quem assumirá o posto no lugar de Nelson Teich, que deixou o governo na última sexta após divergências com o presidente a respeito do uso da cloroquina do tratamento da covid-19. Interinamente, a cadeira é ocupada pelo secretário-executivo, general Eduardo Pazuello.
A troca no ministério ocorre no auge da pandemia do coronavírus no Brasil, que superou a marca dos 15 mil óbitos. Dados atualizados na noite de sábado indicavam 15.633 óbitos pela doença e 233.142 casos confirmados.