A dupla Margaridas e a DJ AEVA são as atrações musicais do Prêmio Congresso em Foco 2024. As artistas prometem um show versátil, com muita expressividade feminina. Cantoras, compositoras e musicistas, as irmãs Maria Paula e Sabrina Soares, que compõem a dupla Margaridas, levarão para o palco influências do pop, funk, Hip Hop, R&B, MPB e afrobeat. Versatilidade musical, estética e artística são características marcantes das brasilienses, que somam mais de 165 mil streams no Spotify.
Assista à cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2024:
As artistas também se destacam nas plataformas de vídeos com clipes gravados de forma independente no Brasil e em parceria com MagFilms, na Califórnia. Em 2022, a dupla agitou a cena musical com o single “All The Pretty Girls”, que reafirma o autocuidado, o empoderamento e a independência de mulheres negras. Elas prometem animar a noite do Prêmio.
Leia também
“Estamos preparando um show com muita música autoral e também com muitos sucessos de artistas nacionais que admiramos muito. Fizemos um setlist com muita brasilidade e versatilidade musical. Esperamos trazer muito movimento e animação para a premiação”, diz Sabrina, que não esconde a empolgação.
As irmãs dividirão o palco com a DJ paraense AEVA , que também atua como modelo, performer, designer e produtora. Em 2018, a artista começou a dançar voguing, um estilo de dança que se popularizou entre a comunidade LGBTQIA+ a partir dos anos 90. A performance surgiu nas periferias dos Estados Unidos e conta com influência negra, latina e LGBTQIA+.
PublicidadeEm 2022, AEVA começou a se apresentar em festas de Brasília, pouco tempo depois, aprofundou os estudos na mixagem e desde então atua como DJ. Durante suas apresentações, ela busca proporcionar uma viagem pelos sentidos através da sonoridade, explorando graves marcantes e ritmos acelerados.
Arte e política
Além de compartilharem o palco do Congresso em Foco no dia 29 de agosto, as Margaridas e a DJ AEVA têm em comum o uso da arte como expressão política e identitária. Sabrina acredita que a música pode ser uma forma de reivindicar direitos e ampliar vozes de grupos minorizados.
“A música como arte mesmo em si caminha por todas as áreas da sociedade. É uma forma de expressão totalmente autêntica que pode muito bem se unir a políticas públicas e trazer as vozes das comunidades para retratar o cenário do Brasil. Com certeza a política e arte precisam cada vez mais se relacionarem pois se manifestar de forma artística também é política“, ressalta a cantora.
A dupla se juntará a nomes como João Donato, Maíra Freitas, Moraes Moreira, Davi Moraes, Fernanda Abreu, Leoni e Rainhas do Samba entre outras atrações que já passaram pelo palco da cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco.
O prêmio
O Prêmio Congresso em Foco premiará os parlamentares escolhidos pelo público na internet, por um júri especializado e por jornalistas.
Neste ano, a votação na internet se deu entre 1 e 31 de julho. Foram divulgados quatro boletins parciais até o dia 17. A classificação final só será revelada no evento de premiação.
Serão premiados os 15 senadores e 25 deputados mais votados pelo público nas categorias gerais: Melhores na Câmara e Melhores no Senado. Assim como no ano passado, também serão agraciados os cinco deputados e os cinco senadores mais bem avaliados, por região geográfica.
Além de passar por auditoria interna, a votação foi acompanhada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.
Também responsável pela definição dos premiados, o júri especializado é formado por cinco representantes da sociedade civil e um integrante do Congresso em Foco. Além de escolher os dez melhores da Câmara e os cinco melhores do Senado, o grupo também apontou os cinco vencedores nas categorias especiais.
Assista ao vivo: Conheça aqui os melhores parlamentares do ano: próxima quinta-feira, às 19h