O Senado Federal parou de divulgar os casos de covid-19 entre os servidores e colaboradores da Casa. O último registro divulgado para a imprensa foi em fevereiro deste ano, quando a Casa informou que o serviço médico havia registrado oito casos até o dia nove do mês.
O Congresso em Foco questionou a administração do Senado sobre o número de casos pela Lei de Acesso à Informação (LAI) no mês passado, mas a Casa ignorou a solicitação – claro desrespeito ao que preconiza a norma. Após um novo pedido feito ontem (6), o Serviço de Informação disse, por e-mail, que não tem como praxe a divulgação de balanço de casos de Covid-19 entre os seus servidores e parlamentares, e informou que o Governo do Distrito Federal (GDF) é responsável pelos dados.
Apesar do Senado estar localizado no Distrito Federal, o órgão é de competência da União. A resposta obtida pela LAI foi a mesma que a assessoria de imprensa da Casa deu a este site quando questionada no início do mandato do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na ocasião, ainda em fevereiro, com o regime semipresencial, houve um aumento de circulação de pessoas no ambiente.
Leia também
A Secretaria de Saúde do GDF foi questionada, mas disse que não faz o recorte de casos da Casa Legislativa.
Durante o regime de trabalho semipresencial, três senadores foram diagnosticados com a covid-19: Lasier Martins (Podemos-RS), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Major Olimpio (PSL-SP). Com os diagnósticos e o agravamento da pandemia no Distrito Federal, o senador Rodrigo Pacheco voltou ao trabalho remoto na Casa.
O senador Major Olimpio não resistiu aos agravamentos causados pelo coronavírus e morreu. Antes, outros dois senadores já tinham perdido a vida pela doença: Arolde de Oliveira (RJ) e José Maranhão (PB).
No mesmo período em que o senador Olímpio esteve hospitalizado, um dos seus assessores ficou em estado gravíssimo em decorrência da covid-19, mas sobreviveu.
Câmara dos Deputados
Já a Câmara dos Deputados informou pela LAI os casos de covid-19 na Casa. A assessoria de imprensa também parou de fornecer os números. De acordo com o Serviço de Informação, foram 120 casos registrados apenas durante o mês de fevereiro. 21 pessoas foram a óbito pela doença.
> Câmara registra 120 casos de covid-19 em um mês. 21 servidores já morreram