Câmara registra 112 casos de covid-19 em apenas um mês. 21 servidores já morreram

A Câmara dos Deputados registrou 112 casos de covid-19 durante o mês de fevereiro. Os números foram fornecidos  pela Lei de Acesso à Informação (LAI)  a pedido do Congresso em Foco. Os  casos de infectados não são mais divulgados pela assessoria de imprensa da Câmara desde o dia 26 de fevereiro, quando foi questionada pelo site.

De acordo com a informação, as infecções foram registradas durante o período de trabalho semipresencial na Casa, do dia 01/02 ao dia 28/02,  quando aconteceram as eleições da Mesa que elegeu o presidente Arthur Lira (PP-AL).  Os números do mês de março também foram solicitados, mas a Câmara respondeu que ainda não foram consolidados.

21 secretários parlamentares da Casa - servidores ligados aos gabinetes dos deputados - morreram em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia até fevereiro de 2020. Segundo os dados, o mês em que mais morreram assessores foi janeiro passado, quando o departamento médico da Câmara contabilizou oito óbitos.

Confira a resposta da Câmara:


As atividades na Câmara só foram restringidas após a morte cerebral do senador Major Olimpio (PSL-SP) no dia último dia 18 em decurso do coronavírus. O senador  estava participando de atividades presenciais no Senado quando foi diagnosticado com a doença junto com dois senadores que se recuperaram: Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS).

Na ocasião, o presidente Arthur Lira  informou que a Câmara funcionaria  com o mínimo de servidores necessários para o funcionamento virtual das sessões durante 15 dias.

“A medida é necessária diante do agravamento da pandemia”, dizia o comunicado no dia 18. Mas nas sessões que ocorreram até ontem (25) na Casa, era perceptível a presença de parlamentares no plenário da Câmara. 

O Brasil já registrou 303 mil mortes de brasileiros vítimas da covid-19. De acordo com a secretaria de Saúde do Distrito Federal, o DF tem 255 pessoas na fila de espera de um leito de UTI para o tratamento da doença.

Continuar lendo