Seis deputados federais que disputaram o cargo de prefeito neste domingo (6) se elegeram. Outros 16 voltarão às urnas no próximo dia 27, para disputar o segundo turno. Conforme levantamento da Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, 83 deputados se lançaram na corrida por um novo cargo nestas eleições. Entre eles, 61 são titulares dos mandatos e outros 22 são suplentes.
Em 2020, oito deputados foram eleitos prefeitos e três vice-prefeitos nos dois turnos. Na eleição anterior, em 2016, 15 deputados conquistaram prefeituras e quatro, vice-prefeituras.
Dos seis deputados eleitos prefeitos, quatro são titulares. O deputado Alberto Mourão (MDB) foi eleito prefeito de Praia Grande (SP), Carmen Zanotto (Cidadania), de Lages (SC). Outros deputados titulares que venceram em seus municípios foram Gerlen Diniz (PP), em Sena Madureira (AC), e o vice-líder do PT, Washington Quaquá em Maricá (RJ). Dois parlamentares que venceram no primeiro turno são suplentes. Dr Benjamim (União), eleito em Açailândia (MA), e Hélio Leite (União), eleito em Castanhal (PA), estão em exercício.
Leia também
Segundo mais votado em Vitória da Conquista (BA), o deputado Waldenor Pereira (PT) depende de decisão da Justiça eleitoral para saber seu futuro. A candidata Sheila Lemos (União) foi eleita com mais de 58% dos votos, no entanto, a candidatura dela está sub judice, isto é, os votos dela estão desconsiderados até o julgamento ser concluído.
No Senado, os três senadores concorreram a prefeito tiveram mau desempenho eleitoral. Rodrigo Cunha (Podemos-AL) elegeu-se vice-prefeito em Maceió.
Segundo turno
Nas capitais do país, oito deputados federais disputarão o segundo turno. Abílio Brunini (PL-MT) enfrenta o deputado estadual Lúdio (PT) no segundo turno em Cuiabá. Em Fortaleza, o duelo entre PL e PT também se repete. O deputado André Fernandes (PL-CE) vai disputar a capital cearense com Evandro Leitão (PT).
Na região Norte, Capitão Alberto Neto (PL-AM) é o candidato de Bolsonaro na disputa com o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). O Delegado Éder Mauro (PL-PA), por sua vez, vai disputar a prefeitura de Belém com Igor Normando (MDB).
A esquerda surge no embate na prefeitura de São Paulo, onde o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) vai concorrer no segundo turno com o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Também tentando vencer o atual prefeito, Maria do Rosário (PT-RS) enfrentará o chefe do Executivo de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).
A única capital em que está garantido um parlamentar à frente da prefeitura no próximo ano é Natal. Os deputados federais Paulinho Freire (União-RN) e Natália Bonavides (PT-RN) disputam a capital potiguar nas urnas no próximo dia 27.
Veja a lista dos deputados que vão disputar 2º turno
- Abilio Brunini (PL-MT) – Cuiabá
- Alex Manente (Cidadania-SP) – São Bernardo do Campo
- André Fernandes (PL-CE) – Fortaleza
- Capitão Alberto Neto (PL-AM) – Manaus
- Carlos Jordy (PL-RJ) – Niterói
- Delegado Eder Mauro (PL-PA) – Belém
- Paulinho Freire (União-RN) – Natal
- Natália Bonavides (PT-RN) – Natal
- Guilherme Boulos (Psol-SP) – São Paulo
- Maria do Rosário (PT-RS) – Porto Alegre
- Mariana Carvalho (Republicanos-MA) – Imperatriz
- Naumi Amorim (PSD-CE) – Caucaia
- Márcio Correa (PL-GO) – Anápolis
- Professor Alcides (PL-GO) – Aparecida de Goiânia
- Rosana Valle (PL-SP) – Santos
O deputado Bebeto, que é candidato a vice-prefeito de São João de Meriti (RJ), também continua na disputa para o segundo turno.
Vereadores
Outros sete parlamentares, suplentes, também eram candidatos a vereadores. Desse número, cinco se elegeram:
Carla Ayres (PT) – Florianópolis-SC
Eliza Virgínia (PP) – João Pessoa-PB
Luiz Antonio Corrêa (PP) – Valença-RJ
Nitinho (PSD) – Aracaju-SE
Priscila Costa (PL) – Fortaleza-CE