Em sua 16ª edição, o Prêmio Congresso em Foco é a principal premiação da política brasileira. Premiar políticos pode soar como uma ousadia em um país onde historicamente os índices de confiança em nossos representantes são baixos. Ruim com o Congresso? Pior sem ele. Com acompanhamento, fiscalização e participação ativa é possível melhorar a qualidade dos nossos políticos.
Esse é o exercício que convidamos três públicos a fazerem ano a ano: avaliar a atuação parlamentar e apontar aqueles que mais se destacam na defesa dos interesses da população. Participam da escolha a população, pela votação na internet; jornalistas que cobrem o Congresso, e um júri especializado.
Os melhores deputados e senadores do ano serão conhecidos na próxima quinta-feira (21), a partir das 20h. Você pode acompanhar a transmissão ao vivo pelo vídeo abaixo e pelas nossas redes sociais. Para ser avisado da transmissão, clique no vídeo abaixo. Depois, acione o “sino” de notificações para não perder um minuto da premiação mais importante da política brasileira:
Leia também
Saiba quem escolheu os melhores congressistas de 2023:
Público
A votação na internet se estendeu de 7 a 31 de agosto. O processo foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema.
Júri
Integram o júri representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora. Coube a eles indicar este ano: os melhores deputados e os melhores senadores e os parlamentares que mais se destacaram nas categorias Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
Os jurados deste ano são: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; e Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco. Conheça mais sobre eles:
Jornalistas
Ao todo, 25 jornalistas foram convidados para apontar os melhores parlamentares do ano. Participaram da votação profissionais dos mais variados veículos e perfis. Em comum, todos conhecedores, por dever de ofício, da atuação de deputados e senadores. A lista reúne nomes de expressão nacional e jovens talentos do jornalismo brasileiro. São jornalistas de diferentes ideologias e visões de mundo, o que garante maior pluralidade de pensamento. Veja quem são eles:
Quem estava apto
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores que exerceram o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Estiveram aptos à votação 421 deputados e 66 senadores.
Ao votar neste ano, o público também escolheu, automaticamente, os parlamentares que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Os cinco senadores e os cinco deputados mais votados de cada região receberão um prêmio especial.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Veja como foi a edição do ano passado:
Conheça o regulamento do prêmio
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: