Em suas 15 edições anteriores, o Prêmio Congresso em Foco concedeu 1.066 prêmios a 290 deputados e senadores nas mais diferentes categorias. Em alguns anos, o predomínio foi da esquerda; em outros, da direita. Houve disputa também marcada pelo equilíbrio entre as duas forças antagônicas, que concorreram voto a voto até a última hora. Ao todo, 24 partidos dos mais diferentes espectros ideológicos tiveram ao menos um parlamentar premiado desde 2006, quando foi lançada a premiação mais importante da política brasileira.
Pela ordem, PT, Psol, PSB, PSDB e PDT são as cinco legendas que mais tiveram agraciados com o prêmio. O levantamento não considera a ordem de classificação, mas se o parlamentar aparecia entre os premiados do ano, o que inclui as categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado” e as especiais. Alguns deles, inclusive, receberam mais de um prêmio na mesma edição.
O número de congressistas homenageados aumentará nesta quinta-feira (21), com a entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo site e pelas nossas redes sociais. Na ocasião, também serão premiados os melhores parlamentares do ano, na avaliação do público, do júri especializado e de um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso. Também serão distinguidos os deputados e senadores que mais se destacaram nas categorias especiais Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Pela primeira vez serão distribuídas premiações regionais.
Leia também
Você acompanhará toda a transmissão ao vivo pela nossa página e pelas nossas redes sociais. Para ser avisado, clique no vídeo abaixo. E acione o “sino” de notificações para não perder um minuto do chamado Oscar da política brasileira:
Nessas quase duas décadas de história, alguns nomes chegaram ser apontados entre os melhores tanto enquanto exerciam o mandato de deputado, como o de senador. Entre eles, os hoje governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) – agraciados durante suas passagens pela Câmara e pelo Senado. Vários também foram homenageados por partidos diferentes. Caso, por exemplo, do ex-deputado Alessandro Molon (RJ), que recebeu o prêmio enquanto era filiado ao PT, à Rede Sustentabilidade e ao PSB.
Sempre entre as maiores bancadas do Congresso, o PT teve seus representantes agraciados 198 vezes com o Prêmio Congresso em Foco. Com um número bem menor de congressistas, o Psol tem hoje sua maior representação no Congresso, com 14 deputados no exercício do mandato. Mesmo assim, parlamentares filiados à sigla levaram para casa certificados ou troféus 169 vezes. O PSB, com 92, o PSDB, com 73, e o PDT, com 66, completam a lista dos partidos com mais premiados ao longo da história da premiação.
Veja quantos prêmios cada partido levou até hoje, por ordem decrescente:
A votação na internet se estendeu de 7 a 31 de agosto. O processo foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema.
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores que exerceram o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Estiveram aptos à votação 421 deputados e 66 senadores.
Ao votar neste ano, o público também escolheu, automaticamente, os parlamentares que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Os cinco senadores e os cinco deputados mais votados de cada região receberão um prêmio especial.
O prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Veja como foi a edição do ano passado: