O Psol apresentou uma representação contra o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Por meio da deputada Fernanda Melchionna (RS), o partido pede a cassação do parlamentar gaúcho sob acusação de racismo por causa de falas depreciativas contra o povo nordestino, sobretudo da Bahia. No dia 5 de fevereiro de 2023, Marcon realizou uma live em seu perfil no Instagram com discurso fortemente xenofóbico e racista contra o povo nordestino, alega a legenda. Entre outras coisas, ele chamou a Bahia de “Haiti” e de lugar sujo.
“Esse negócio de a população no Nordeste cobrar menos dos políticos eu acho que interfere bastante na política brasileira. Eu vejo que o público do Sul e Sudeste se importa demais, e isso é bom, isso é ótimo, mas no Nordeste isso não existe, até pela pobreza”; “Muitas vezes, eu já conheci parlamentar [nordestino] que já me confessou que pagou pra levar eleitor e votar… é um mundo tão diferente, gente, que a gente que mora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, tem dificuldade de entender o que acontece no Norte e Nordeste”; “A gente às vezes fica pasmo, né, meu Deus? Na Bahia [Lula] fez 72%. A gente teve lá na Bahia…. é um Haiti… Não tem explicação, é uma pobreza, é tudo pichado, é sujo, e é uma área turística”. Esses são alguns trechos do discurso de Marcon que motivou o Psol a entrar com representação.
Leia também
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi uma das pessoas a reagirem nas redes sociais contra Marcon. “Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, ie, a sua gigantesca e decisiva contribuição para a formação da nacionalidade brasileira. Deputado, reflita sobre o seguinte: há na BA milhares de gaúchos que foram visitar e por lá ficaram. Idem no Rio. Explique: por que existe uma certa “diáspora gaúcha” em vários Estados, sobretudo no Norte e Centro-Oeste?”, escreveu o ex-ministro no Twitter ao comentar o vídeo do deputado.