Há uma semana no ar, o Prêmio Congresso em Foco 2023 já acumula mais de 500 mil votos válidos. De acordo com a segunda parcial da votação, divulgada nesta segunda-feira (14), foram validados mais de 513 mil votos até o início desta tarde. O novo boletim aponta mudança na liderança entre os melhores da Câmara: Sâmia Bomfim (Psol-SP) ultrapassou Erika Hilton (Psol-SP), que era a primeira colocada na parcial publicada no último dia 8. No Senado, a liderança continua com Fabiano Contarato (PT-ES). O resultado ainda pode mudar. Se você ainda não escolheu os melhores parlamentares do ano, vote agora mesmo na premiação mais importante da política brasileira.
Veja quem são os cinco primeiros colocados nas duas categorias gerais até o momento:
- Melhores na Câmara: Sâmia Bomfim, Erika Hilton, Guilherme Boulos (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Fernanda Melchionna (Psol-RS).
- Melhores no Senado: Fabiano Contarato, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS) e Jaques Wagner (PT-BA).
VEJA A SEGUNDA PARCIAL DA VOTAÇÃO
Leia também
Serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados. A votação prossegue até o próximo dia 31. Além do público, também definirão os vencedores da 16ª edição do prêmio um júri especializado e um grupo de jornalistas que acompanham o Congresso. O resultado final será conhecido no dia 21 de setembro.
A maior novidade da premiação neste ano é que, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Nesse caso, serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).
PublicidadeO júri ainda indicará os melhores em duas categorias especiais: Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Disputam tais categorias apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior envolvimento com as pautas educacional e socioambiental. Neste ano, pela primeira vez, apenas o júri especializado votará nas categorias especiais. Para isso, foram analisadas questões como atuação em comissões, frentes parlamentares e grupos de discussão voltados a essas causas; posicionamento em votações; formulação de propostas; e participação em debates sobre o assunto.
Lista dos parlamentares aptos a disputar o prêmio
Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
A votação na internet é auditada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), parceira há várias edições do prêmio.
As imagens mais marcantes do Prêmio em 2022
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Em defesa do Poder Legislativo, a premiação valoriza os exemplos positivos, de modo a incentivar parlamentares federais a cumprir o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível.
No ano passado, o prêmio impactou mais de 16 milhões de pessoas. Ou seja, chegou ao conhecimento de um número superior à população de países como Bélgica, Bolívia, Cuba, Grécia, Portugal e Suécia.