Anote aí: publicaremos daqui a pouco a lista preliminar de deputados e senadores aptos a concorrer à premiação mais importante da política brasileira. Chamado por muitos parlamentares de “Oscar da política brasileira”, o Prêmio Congresso em Foco reconhece os congressistas que, na avaliação do público em geral, de jornalistas que cobrem Câmara e Senado e de um júri especializado, melhor exerceram o mandato ao longo do ano. Também serão homenageados aqueles que mais se destacaram em categorias especiais. De acordo com o regulamento, poderão concorrer os parlamentares que se enquadrem, cumulativamente, nas três situações seguintes:
- até o dia 31 de maio de 2024 tenham exercido o mandato de deputado federal ou senador no corrente ano pelo período mínimo de 60 dias;
- não respondam, perante o Poder Judiciário, a acusações criminais, seja sob a forma de ação penal ou de inquérito, nem a processos de improbidade administrativa;
- não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais.
Também poderão ser excluídos, a critério da organização, os parlamentares que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, tenham deixado de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais. Deputados e senadores excluídos da relação preliminar poderão reivindicar, até 17 de junho, a sua inclusão na lista final, munidos dos documentos e informações pertinentes. Ainda é possível, a qualquer interessado, contestar a inclusão de nomes que venham a constar indevidamente da relação preliminar dos aptos.
Leia também
As contestações devem ser encaminhadas através do e-mail premio@congressoemfoco.com.br. A lista final dos parlamentares que poderão concorrer este ano será publicada no dia 19 de junho. Não há qualquer juízo de valor sobre a eventual culpabilidade de congressistas que respondem a algum tipo de investigação. Trata-se de um critério de filtragem instituído pela organização.
A votação na internet ocorrerá de 1º a 31 de julho. Assim como o público, também apontarão os melhores deputados e senadores jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. Além dos melhores na Câmara, no Senado e nas categorias especiais, serão homenageados os mais bem avaliados na votação da internet em cada uma das cinco regiões do país. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação em 29 de agosto. O regulamento foi definido após consulta pública aberta na internet.
Veja a íntegra do regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2024
Assista ao vídeo e saiba tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2024:
Conheça os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2023
A classificação final da internet e a votação de cada parlamentar
A iniciativa só é possível graças à parceria de apoiadores. Entre outros, já confirmaram apoio na edição deste ano o Google, a Ibrachina, a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) – essa responsável pela auditoria da votação na internet.
Impacto sobre 38 milhões
O Prêmio Congresso em Foco virou referência no calendário político. No ano passado, a principal premiação da política brasileira impactou quase 40 milhões de pessoas. Foram 38,8 milhões alcançadas. É como se a realização da premiação mais importante da política brasileira tivesse chegado ao conhecimento de uma população equivalente à de um país como a Polônia ou o Canadá e superior à de nações vizinhas como a Venezuela (28 milhões) e o Peru (33 milhões).
A maior parte dessa audiência veio das redes sociais do próprio Congresso em Foco, que impactaram quase 9 milhões de pessoas. Mais de 17 milhões tiveram acesso a informações sobre a premiação por meio de outros sites e redes de terceiros. Cerca de 5 milhões foram alcançados diretamente por meio das nossas páginas. Outros 6 milhões souberam da iniciativa pelo rádio. Mais 2 milhões por meio de painéis de LED instalados no Conic, tradicional centro comercial encravado na região central de Brasília, e no aeroporto da capital federal.