Um dos parlamentares mais atuantes durante as enchentes que assolaram o próprio estado, Paulo Paim (PT-RS), 74 anos, é o senador mais bem avaliado pelo júri no Prêmio Congresso em Foco 2024. Em seu terceiro mandato consecutivo, o congressista foi o relator do projeto que reconheceu o estado de calamidade do Rio Grande do Sul e do que suspendeu o pagamento da dívida do estado com a União. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (29) durante a cerimônia de entrega da premiação mais importante da política brasileira.
Ao receber seu prêmio, o senador ressaltou a importância social da premiação e da atividade do Congresso Nacional. “Aqui é o centro de um debate da boa política. Aqui passam homens e mulheres, independente de orientação sexual, que apontam o caminho daquilo que a gente vem fazendo e deve fazer no Congresso Nacional. Nós todos temos o compromisso sim com os mais vulneráveis, combatendo todo tipo de preconceito, sem limite: os idosos, as crianças, adolescentes. O direito a um trabalho decente, à saúde, à educação”, declarou.
Além do petista, foram premiados outros cinco senadores mais bem avaliados pelo júri especializado. São eles:
- Alessandro Vieira (MDB-SE);
- Eliziane Gama (PSD-MA);
- Fabiano Contarato (PT-ES);
- Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO);
- Menção honrosa: Leila Barros (PDT-CE).
Fizeram parte do júri deste ano: Antônio Marcos Umbelino Lôbo, advogado da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria; Gabriela Nepomuceno, historiadora e especialista em políticas públicas do Greenpeace Brasil; Graça Costa, presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap); Graziella Testa, cientista política e professora universitária; Laura Karoliny Nogueira, economista e diretora do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e do Insphas; e Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco.
Os jurados indicaram ainda os melhores na Câmara e nas categorias Apoio à Indústria, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Cidades Inteligentes, oferecida pelo Ibrachina; e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Além dos jurados, os melhores parlamentares do ano também foram escolhidos em uma votação popular na internet e por um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional
Conforme o regulamento da premiação, puderam concorrer todos os deputados e senadores, exceto aqueles que:
Publicidade- não exerceram o mandato neste ano por no mínimo 60 dias;
- respondem a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário;
- tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.
Também foram excluídos aqueles que, convidados a participar do evento de premiação em anos anteriores, deixaram de comparecer à cerimônia duas vezes ou mais.
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a população a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: