Para manter as expectativas de conclusão da PEC 45/2019, que estabelece a primeira etapa da reforma tributária, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), liberou a votação remota aos parlamentares nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7).
Dessa forma, os deputados podem registrar presença em plenário e votar mesmo estão fora de Brasília. O ato da Mesa Diretora, de número 77, foi publicado no começo desta tarde.
Veja a íntegra do ato
A medida havia sido solicitada por parlamentares a Lira, devido ao fato de muitos já terem comprado passagens para seus Estados. Lira anunciou o ato antes de um almoço na Residência Oficial, onde chamou líderes partidários para tentar aparar as arestas que faltam para garantir a votação do texto da reforma tributária.
Na manhã desta quinta, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reafirmou a intenção de concluir toda a agenda econômica da Câmara ainda esta semana, com enfoque centrado em votar reforma tributária, Carf e arcabouço fiscal na mesma noite (6). Nos bastidores, contudo, alguns líderes já admitem a possibilidade de Carf e arcabouço fiscal serem votados apenas em agosto, após o recesso parlamentar.
PublicidadeLira não deixou a residência oficial, que se transformou em ponto de peregrinação de parlamentares, enquanto o plenário da Câmara segue com presença reduzida. Quem também tem realizado uma série de conversas é o relator da reforma tributária Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele busca apoio para fazer os últimos ajustes no texto, as chamadas emendas de plenário.