O deputado Nilto Tatto (PT-SP) é o grande vencedor da categoria especial Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), no Prêmio Congresso em Foco 2023. A escolha foi feita por um júri especializado que indicou os parlamentares que tiveram atuação mais destacada na área em 2023. Em seu terceiro mandato na Câmara, Tatto é coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista.
Em seu discurso, Tatto disse que o país passa por um processo de reconstrução política. “Fico muito feliz porque faz 40 anos que luto pela inserção da agenda ambiental na pauta política. A riqueza ambiental e sua preservação fazem parte do passaporte para o futuro do Brasil.”
Além dele, foram escolhidos como destaques na categoria:
- Célia Xakriabá (Psol-MG)
- Camila Jara (PT-MS)
- Talíria Petrone (Psol-RJ)
- Leila Barros (PDT-DF)
O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (21), na entrega da premiação mais importante da política brasileira. Concorreram no Clima e Sustentabilidade apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior envolvimento com a pauta socioambiental. Para a elaboração da lista, foram analisadas votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto e outras iniciativas. Para a elaboração da lista, foram excluídos os parlamentares que foram favoráveis ou se abstiveram na votação do Marco Temporal das Terras Indígenas e no esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente; e que foram favoráveis à instalação da CPI das ONGs.
Fizeram parte do júri este ano: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; e Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
De acordo com o regulamento, a categoria premia os parlamentares que, até a data da votação, mais se destacarem na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e para a proteção dos recursos naturais e do clima.
PublicidadeO júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, os melhores na Câmara e no Senado. Além dos jurados, também apontaram os melhores parlamentares do ano o público, na votação pela internet, e jornalistas que acompanham o Congresso Nacional.
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: