As mulheres terão a maior participação da história na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Dos sete cargos, três serão ocupados por deputadas.
A composição foi definida em eleição nesta quarta-feira (3) e valerá pelos dois anos do mandato do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). As três deputadas eleitas ocuparão três secretarias da Mesa:
- primeira vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);
- segunda vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);
- primeira secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);
- segunda secretaria: Marília Arraes (PT-PE);
- terceira secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS);
- quarta secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ);
- suplência: Eduardo Bismarck (PDT-CE);
- suplência: Alexandre Leite (DEM-SP);
- suplência: Gilberto Nascimento (PSC-SP);
- suplência: Cassio Andrade (PSB-PA).
A segunda secretaria trata das relações internacionais da Casa, principalmente da emissão de passaportes. Também cuida dos programas de estágio oferecidos pela instituição.
Leia também
A terceira-secretaria trata da concessão de licenças médicas e de missões especiais de deputados. A quarta secretaria é responsável pela administração dos apartamentos funcionais da Câmara.
As deputadas Rose Modesto e Rosângela Gomes foram indicadas por seus respectivos partidos para ocupar os cargos na Mesa. Já Marília Arraes, lançou uma candidatura avulsa, sem o apoio de seu partido PT. A sigla optou por indicar o deputado João Daniel (PT-SE), que saiu derrotado pela colega de bancada.
> Indicação de Bia Kicis ao comando da CCJ pega mal e partidos lançam candidatos
> É fake que Flordelis assumiu cargo na Secretaria da Mulher