O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebe em São Paulo nesta quarta-feira (11) aliados para discutir as eleições para a Mesa Diretora da Casa Legislativa em 2021. Entre os participantes do encontro, Luciano Bivar (PSL-PE), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP), apontados como candidatos à sua sucessão no comando da Casa.
>Disputa pela presidência da Câmara e eleições paralisam votações
O presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar, comentou sobre a reunião. “Tanto eu como Aguinaldo e Baleia estamos procurando junto com Maia um candidato que tenha o perfil de tornar a Câmara independente, como ela está sendo, e mais ainda, fortalecer o Legislativo, o Parlamento, a gente respeitar as minorias dentro da Câmara, ter na Câmara o verdadeiro fórum de debate para discutir a legislação nacional”, afirmou ao Congresso em Foco.
Leia também
De acordo com Bivar, após a definição do candidato a presidente da Casa, a próxima etapa é definir quais partidos ficarão com as secretarias e vice-presidências.
“É isso que Maia está discutindo conosco, que candidato teremos que aglutinar força para fazer a mesa da Câmara, isso é o que nós pretendemos definir o mais rápido possível”, afirmou.
Dos três deputados o que tem sido mais privilegiado por Maia é Baleia Rossi, que é líder na Câmara e presidente nacional do MDB. O deputado de São Paulo costuma acompanhar Maia durante reuniões com ministros, como a que selou a reaproximação do presidente da Câmara com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
PublicidadeComissão de Orçamento
A disputa pelo comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO) não deve entrar na conversa entre Maia, Baleia, Bivar e Aguinaldo. Como não há um acordo para quem vai presidir a comissão, é apontada a possibilidade do orçamento de 2021 ser votado diretamente no plenário do Congresso.
O Centrão, liderado por Arthur Lira (PP-AL), pressiona pela escolha da deputada Flávia Arruda (PL-DF) para presidir a CMO. O grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, resiste e afirma que foi firmado um acordo para o presidente ser o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA).