O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (11), durante almoço com líderes partidários, que apoiará a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à sua sucessão. A informação é do líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG). Em publicação nas redes sociais, o petista afirmou que Lira apresentou Hugo como “um nome qualificado para a construção da unidade na Casa”.
“Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, disse Odair. O líder afirmou que vai submeter o nome de Hugo Motta à bancada. “Quanto menos disputas secundárias, melhor será para os interesses do Brasil. O importante é a união em torno da aprovação de projetos relevantes que busquem o desenvolvimento sustentável e beneficiem de forma ampla toda sociedade brasileira”, defendeu.
Uma foto do encontro foi compartilhada nas redes sociais por Hugo Motta, que completa nesta quarta-feira 35 anos de idade. “Recebendo o abraço do presidente Arthur Lira e de amigos líderes no dia do meu aniversário. Relações de confiança, diálogo, lealdade e muitas lutas diárias. Construir amizades e parcerias verdadeiras é um compromisso que tenho, olhar no olho, dialogar em harmonia e em prol do Brasil”, escreveu.
Além de Odair Cunha, participaram do almoço os líderes Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Altineu Cortes (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) e Luciano Amaral (PV-AL), além do deputado Tenente Coronel Zucco (PL-RS).
A entrada de Hugo Motta na corrida sucessória foi definida na semana passada, quando o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), retirou sua candidatura para apoiar o colega, que é o líder do partido na Câmara. A declaração de Lira frustra os planos do deputado Elmar Nascimento (União-BA), que esperava contar com o apoio do amigo. Desde o ano passado, o nome do líder do União era apontado como o favorito do presidente da Câmara para sua sucessão.
Na segunda-feira, Elmar se encontrou com o deputado Antonio Brito (PSD-BA), outro pré-candidato à presidência, para construir uma aliança. A ideia dos dois é manter a candidatura e costurar uma aliança em torno do nome que estiver com mais condições de vencer a disputa. Arthur Lira tenta convencer o presidente do PSD, Gilberto Kassab, a se retirar da corrida sucessória para apoiar Hugo Motta. O deputado paraibano busca o apoio de outras bancadas numerosas, como o PL e o MDB.
PublicidadeApesar do peso da decisão de Arthur Lira, a bancada do União Brasil, com 59 deputados é fortemente alinhada a Elmar Nascimento, tendo permanecido favorável à sua participação na campanha pela presidência da Casa após a entrada de Hugo Motta na disputa. Ele também possui acordo com diversos partidos menores de dentro do governo, como PSB e PDT, além da federação PSDB-Cidadania. Juntas, as três bancadas acumulam 49 votos, preservando a competitividade de seu nome. Ele se reuniu mais cedo com o secretário de relações institucionais do Planalto, Alexandre Padilha, para tentar articular o apoio direto do governo à sua chapa.