A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou uma denúncia contra o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) ao Conselho de Ética do Senado. Ela alega quebra de decoro parlamentar. Na justificativa, Joice cita uma live promovida pelo senador no dia 24 de julho deste ano quando, ao comentar a violência física sofrida por ela, Styvenson “ironizou o ocorrido numa demonstração de desrespeito às mulheres e ofensa à honra da deputada”.
A representação foi protocolada no final do dia 26 e veio à público nesta quinta (29).
Na peça, a parlamentar defende que a conduta do senador tem caráter ofensivo à honra dela e “não guardam qualquer pertinência temática com o exercício do mandato e nem encontra respaldo na garantia da imunidade parlamentar, que não o protege”.
O documento também aponta Styvenson como um “useiro e vezeiro em desrespeitar mulheres”. Neste sentido, resgata uma petição ao Conselho, também de 2021, para que se apure um vídeo no qual o senador comenta a agressão a uma mulher. Em um dos momentos o senador Styvenson fala: “ele está dando eu estou vendo que ele está dando dois tapa (sic) na mulher, uns tapa (sic) bom, na mulher. Agora, eu sei lá o que essa mulher fez para merecer dois tapa. Será se ela estava calada, rezando o Pai Nosso, para levar dois tapa (sic)?”
Leia também
No dia 22 de julho a deputada Joice Hasselmann disse, em um vídeo publicado nas redes sociais, que tinha sido vítima de um atentado. Ela relatou estar em casa no sábado (17) e “apagar” enquanto assistia TV. Acordou horas depois com cortes profundos no corpo, fraturas e sem lembrança da agressão. O marido dela, que dormia no quarto ao lado, prestou os primeiros socorros.
> “Não terei o mesmo destino de PC Farias”, diz Joice Hasselmann
> Os fios soltos, as fake news e as dúvidas sobre o caso Joice Hasselmann