Está dada a largada para o Prêmio Congresso em Foco 2024; conheça as regras
Congresso em Foco
A mais importante premiação da política brasileira chega à sua 17ª edição, renovando o seu compromisso com a democracia. Chamado por muitos parlamentares de “Oscar da política brasileira”, o Prêmio Congresso em Foco convida você a avaliar a atuação dos congressistas e escolher os melhores deputados e senadores do ano.
A sua participação é fundamental nesse processo, que pretende elevar a qualidade da atividade parlamentar e celebrar a democracia. Depois de submeter o regulamento preliminar à consulta pública por mais de 30 dias, período encerrado nessa terça-feira (26), divulgamos agora as regras definidas para a premiação. Está dada a largada para o Prêmio Congresso em Foco 2024.
A lista dos parlamentares aptos a concorrer nesta edição será publicada em 19 de junho. A votação na internet ocorrerá de 1º a 31 de julho. Assim como o público, também apontarão os melhores deputados e senadores jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. Além dos melhores na Câmara, no Senado e nas categorias especiais, serão homenageados os mais bem avaliados na votação da internet em cada uma das cinco regiões do país. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 29 de agosto.
A iniciativa só é possível graças à parceria de apoiadores. Entre outros, já confirmaram apoio na edição deste ano o Google, a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) – essa responsável pela auditoria da votação na internet.
Impacto sobre 38 milhões
O Prêmio Congresso em Foco virou referência no calendário político. No ano passado, a principal premiação da política brasileira impactou quase 40 milhões de pessoas. Foram 38,8 milhões alcançadas. É como se a realização da premiação mais importante da política brasileira tivesse chegado ao conhecimento de uma população equivalente à de um país como a Polônia ou o Canadá e superior à de nações vizinhas como a Venezuela (28 milhões) e o Peru (33 milhões).
A maior parte dessa audiência veio das redes sociais do próprio Congresso em Foco, que impactaram quase 9 milhões de pessoas. Mais de 17 milhões tiveram acesso a informações sobre a premiação por meio de outros sites e redes de terceiros. Cerca de 5 milhões foram alcançados diretamente por meio das nossas páginas. Outros 6 milhões souberam da iniciativa pelo rádio. Mais 2 milhões por meio de painéis de LED instalados no Conic, tradicional centro comercial encravado na região central de Brasília, e no aeroporto da capital federal.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.