A deputada Erika Kokay (PT-DF) foi eleita parlamentar de destaque pela região Centro-Oeste no Prêmio Congresso em Foco 2023. Seu nome, escolhido por meio de votação popular, foi anunciado nesta noite (21) durante a entrega da premiação mais importante da política brasileira. Esta é a primeira edição a incluir pleitos regionais.
Erika Kokay é um dos quadros mais antigos da bancada brasiliense, exercendo atualmente seu quarto mandato como deputada federal.
Além da deputada Erika Kokay, também se destacaram os seguintes deputados na mesma região:
Camila Jara (PT-MS)
Delegada Adriana Accorsi (PT-GO)
Amália Barros (PL-MT)
Daniel Agrobom (PL-GO).
A seleção dos parlamentares de destaque se deu somente por meio da votação popular, realizada entre os dias 7 e 31 de agosto. Conforme explicitado no regulamento da premiação, são excluídos aqueles parlamentares que, na data de 4 de julho de 2023, estivessem respondendo a inquéritos policiais, ações penais na Justiça ou processos por improbidade administrativa. Também é exigido o exercício de ao menos 60 dias de mandato.
Leia também
Para as categorias nacionais, também são feitas premiações por escolha do júri especializado e por jornalistas. Competem também, em um pleito separado, os senadores de destaque da mesma região. Os resultados são anunciados nesta mesma noite.
Esta é a 16ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação foi criada, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam.
O prêmio
O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APFC), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso. O júri também indicou os melhores na Defesa da Educação, categoria especial promovida pelo Todos pela Educação, e no Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade.
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: