O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) apresentou nesta quarta-feira (30), requerimento para que o Ministério das Relações Exteriores viabilize um discurso virtual do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a ser feito em sessão solene no Congresso Nacional.
No documento enviado ao ministro Carlos Alberto Franco França, o deputado citou a invasão da Rússia ao país, episódio que deu origem a uma guerra que já se arrasta há um mês. Na justificativa, defendeu que o parlamento brasileiro deve tomar o real conhecimento acerca da situação da Ucrânia, afim que de seja exigido do governo federal medidas mais firmes contra países que atentam contra a democracia.
“É importante que o Congresso Brasileiro possa convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky, para que faça discurso virtual à nação Brasileira, que por sua vez tomará real conhecimento acerca da situação vivenciada naquele país, em especial, para que exija do Governo Brasileiro sanções mais firmes em desfavor de todo e qualquer governo que atente contra a democracia”, afirmou.
Leia também
O parlamentar diz ainda que é de suma importância manifestar apoio ao povo da Ucrânia, que bravamente vem lutando para manter a democracia, como fez os Congressos dos Estados Unidos e do Canadá.
“Até o momento, são milhões de refugiados, além de milhares de mortos e feridos e somente o presidente Ucraniano poderá informar, efetivamente, o número de pessoas vitimadas por esse lamentável conflito provocado pela Rússia”,
Comissão Geral
Também foi apresentada solicitação para uma Comissão Geral durante sessão Plenária da Câmara afim de debater o apoio da comunidade brasileira à Ucrânia.
PublicidadeNo documento, José Nelto requere ainda a presença de representantes da comunidade ucraniana no Brasil, como a Embaixada da República da Ucrânia no Brasil, Sociedade Ucraniana do Brasil, Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Sociedade Unificação, Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira, Igreja Ucraniana Católica do Brasil, Igreja Ortodoxa Ucraniana do Brasil e para o Museu do Milênio de Prudentópolis.
Para viabilizar o pedido de uma Comissão Geral, é necessário conseguir a assinatura de, no mínimo, 171 parlamentares.