Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro planeja uma série de caravanas, de diversos locais do Brasil, rumo ao Congresso Nacional no início de fevereiro. O objetivo é apoiar à eleição o candidato do presidente à Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além de defender o chamado “voto impresso”.
A manifestação, planejada para ocorrer em 1º de Fevereiro, é organizada por um pastor evangélico de Brasília. A intenção das caravanas, que segundo a organização já contariam com cerca de 1000 pessoas confirmadas, é pressionar pela eleição de Lira para que este paute no Plenário da Câmara a questão do voto impresso.
A pauta é defendida por apoiadores do presidente Bolsonaro como medida para acabar com fraudes nas eleições brasileiras, mesmo que nenhuma destas denúncias tenham sido comprovadas ao longo das décadas. Organismos internacionais e mesmo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atestam cotidianamente a segurança das urnas eletrônicas no Brasil.
Leia também
Os manifestantes argumentam que apenas Arthur Lira poderá tratar do tema, caso eleito. O deputado, um dos favoritos para a presidência, deverá travar uma disputa contra Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado por uma ampla gama de partidos que vai do PT ao PSL, e conta com o apoio e a articulação do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A eleição, segundo Maia, está agendada para o dia 2 de fevereiro, uma terça-feira.
> Psol decide disputar presidência da Câmara com Luiza Erundina
> Candidato de Bolsonaro vota menos com o governo do que rival