Ei, vamos entrar! O cheiro é de tinta nova. Como toda obra recém-entregue, estamos sujeitos a pequenos ajustes. O Congresso em Foco está de casa nova. O endereço é o mesmo, mas esta é a maior mudança da história de 17 anos deste site, pioneiro na cobertura focada no Congresso e o veículo especializado mais acessado pelos parlamentares. Com enorme satisfação, entregamos a você, nesta sexta-feira (15), o novo Congresso em Foco. Nova marca, muito mais ousada, novo design, muito mais moderno e funcional, novas seções, mais interativas, novos espaços para o jornalismo de dados e os nossos serviços destinados a assinantes.
Um conjunto de mudanças que só foi possível graças a você, que sempre nos prestigiou com sua audiência, seus comentários, suas sugestões e suas críticas. E foi pensando em você, na experiência do usuário, que construímos esse novo espaço. Novidades que só reforçam os compromissos que nos guiam desde o lançamento do site, no distante fevereiro de 2004.
Leia também
Com a nova plataforma, ficou muito mais fácil navegar nas páginas, que sofreram radical intervenção de tecnologia e design para melhorar a experiência dos usuários nos três campos em que a empresa atua: o próprio site, de acesso gratuito; o Congresso em Foco Análise, nome da recém-criada área de serviços dirigidos a assinantes; e o Prêmio Congresso em Foco, que estimula a sociedade a apontar anualmente os melhores parlamentares federais do país.
Investimentos em análise de dados e em estudos de audiência possibilitaram identificar os diferentes públicos alcançados por essas três áreas, refinando assim as conexões com eles. Um dos resultados disso foi a criação, há três meses, de uma diretoria para tocar o Congresso em Foco Análise. A nova unidade é responsável por pesquisas como o Painel do Poder, que ouve a cada três meses as principais lideranças do Legislativo, por relatórios customizados, pelo monitoramento de diferentes indicadores e pelo também recém-lançado Congresso em Foco Insider, pacote de serviços exclusivos que tem sido muito bem avaliado pelos assinantes.
“É uma virada que a gente começou a dar ano passado, mas que agora se acentua bastante. Mais do que nunca, pensaremos e atuaremos como startup”, afirma o jornalista e fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa. “Estamos apostando na combinação de jornalismo de qualidade com ciência para oferecer serviços cada vez mais sofisticados. Isso inclui ampliação e qualificação de equipe, a busca de mais tecnologia e investimento em dados e em gestão. Tudo, claro, sem esquecer o nosso compromisso original de ampliar o conhecimento da população sobre o Congresso e de contribuir para fazer do Brasil uma nação mais democrática na distribuição das oportunidades”, completa ele.
Entre as novas seções, destacamos o Projeto Bula, iniciativa que pretende ajudar as pessoas a entenderem o papel da mídia e avaliarem de forma crítica o que ela produz. Como uma espécie de bula de remédio, você aprenderá a distinguir, por exemplo, uma nota de uma notícia, uma notícia de uma reportagem, uma reportagem de uma coluna, e assim por diante. O número de pessoas que embarcaram em notícias falsas sobre temas como a covid-19, para não falar das fake news políticas, mostrou o tamanho do problema e a necessidade de o jornalismo se adaptar à nova realidade. O jornalismo profissional e de qualidade nunca se fez tão necessário.
PublicidadeTambém inovamos com a seção Wiki, uma alusão à Wikipédia. Aqui traduziremos para você termos constantemente usados no noticiário político, sugerindo textos de referência. Tudo de maneira didática e – o melhor – de forma colaborativa. Você está desde já convidado a contribuir com o aprimoramento desse conteúdo. Passamos a ter um blog, o Blog do Sylvio, assinado pelo fundador do site, um dos jornalistas mais experientes e bem informados de Brasília.
O novo Congresso em Foco facilita o acesso aos nossos conteúdos destinados a assinantes, como o Congresso em Foco Insider, o Farol Político, o Painel do Poder, o Deep Listening e as pesquisas customizadas. O hotsite o conduzirá a levantamentos exclusivos, insights e análises que permitem a você conhecer por dentro os bastidores do Congresso, ter acesso com antecedência a informações que vão ajudá-lo a tomar decisões. Também aprimoramos o sistema de categorização das nossas publicações, o que permitirá que todo o conteúdo seja encontrado de maneira mais intuitiva.
Responsável pela criação do novo site, Ubiratan Muarrek, da Consultoria Design Institucional, considera que o projeto representou um desafio para sua equipe. “O maior desafio foi fazer jus à proposta de valor inovador do Congresso em Foco, que é uma empresa de mídia muito diferenciada no cenário nacional. Foi dar conta de todas as dimensões e experiências e transformar isso em interfaces amigáveis”, conta. “O site tem foco na democracia, dado o Congresso ser a casa do povo brasileiro. O sabor desse projeto foi maior porque nunca a democracia esteve tão ameaçada. Com o novo desenho, o Congresso em Foco fica mais apto para dar contada defesa da democracia, que é a sua marca”, acrescentou.
A nossa identidade visual mudou radicalmente. Em vez da imagem que lembrava o Congresso, linhas que remetem ao traçado modernista da arquitetura de Brasília, como conta a diretora de criação da Hardy Design, Mariana Hardy. “Nosso maior objetivo foi reforçar o jornalismo independente e, nesse sentido, fugir dos símbolos estatais que apareciam na identidade anterior e conectar a linguagem gráfica para o ambiente digital (veja mais sobre a nossa nova identidade visual no vídeo publicado no final do texto).
São muitas mudanças. O que não muda é o nosso compromisso editorial e com a função social do jornalismo. Temos a consciência de que nossos maiores ativos são a qualidade, a independência e a credibilidade do nosso conteúdo. Somos reconhecidos por influenciadores e tomadores de decisão relevantes, no Brasil e no exterior, como uma das fontes mais confiáveis de informação do país.
Procuramos fazer jornalismo para mudar a realidade. Temos lado: a defesa da democracia e o incentivo à cidadania. Princípios que regem, por exemplo, o Prêmio Congresso em Foco, principal premiação da política brasileira que reconhece os parlamentares que mais se destacam na defesa dos interesses da população.
Valorizamos e fortalecemos os direitos humanos, a pluralidade e o respeito às diferenças. Confiamos na inteligência coletiva e acreditamos no valor do engajamento de cada um. Parceria que buscamos sempre com o máximo de transparência, seja com nossa audiência, nossos anunciantes, nossos parceiros e nossos clientes. Foi com esses alicerces, erguidos ao longo de 17 anos de experiência e reconhecimento, que levantamos o novo Congresso em Foco. Sugestões e críticas para o aperfeiçoamento de nosso trabalho são sempre bem-vindas (redacao@congressoemfoco.com.br). Fique à vontade. A casa é sua!
Saiba mais sobre a nova identidade visual do Congresso em Foco:
Edson Sardinha, diretor de Redação
Congresso em Foco é o segundo veículo digital mais lido pelos parlamentares