A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) atestou, nesta segunda-feira (4), a idoneidade da votação do Prêmio Congresso em Foco 2023. A APCF é responsável pela auditoria externa e acompanhou o sistema informatizado utilizado para o registro de votação durante todo o período que esteve no ar, entre 7 e 31 de agosto. Ao longo dos 25 dias de votação, foram validados 1.290.216 votos.
Segundo o laudo assinado pelo perito criminal federal Luiz Spricigo Jr, o sistema apresentou “componentes de verificação adequados e suficientes para garantir a consistência e a transparência do processo de registro de votos, bem como para assegurar confiança para os resultados da votação”.
Confira a íntegra do parecer da APCF:
O laudo também destaca o uso de mecanismos de segurança robustos, que impediram a manipulação de votos por meio de scripts automatizados e robôs. “A votação do Prêmio Congresso em Foco 2023, bem como os resultados parciais e finais divulgados pela organização do Prêmio Congresso em Foco foram examinados e confirmados, sendo, em nosso julgamento, considerados confiáveis e íntegros”, conclui a associação.
Leia também
Cerimônia de premiação
PublicidadeO anúncio dos vencedores do prêmio será feito em uma cerimônia exclusiva no dia 21 de setembro, às 20h, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco e pelas nossas redes sociais. O link da transmissão já está disponível no YouTube e você pode ativar as notificações para ser avisado assim que a cerimônia começar.
Juntamente com os escolhidos pelos votos do público pela internet, também serão premiados os mais bem avaliados pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e pelo júri especializado.
Além das categorias gerais, o júri foi o responsável por escolher os parlamentares que se destacaram nas categorias especiais: Defesa da Educação, oferecida pelo Todos pela Educação; e Defesa do Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
Ao votar neste ano, o público também escolheu, automaticamente, os parlamentares que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Os cinco senadores e os cinco deputados mais votados de cada região receberão um prêmio especial.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas: