[caption id="attachment_87137" align="alignright" width="285" caption="Joaquim Barbosa determinou aos réus que entregassem seus passaportes preocupado com a possibilidade de fuga do país"]

[fotografo]Nelson Jr./STF[/fotografo][/caption]Cinco condenados no processo do mensalão entregaram nesta segunda-feira (12) os passaportes, obedecendo determinação do relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
Na quarta-feira (7), ele aceitou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para reter o documento dos réus considerados culpados para evitar fugas do país.
Mensalão: entenda o que está em julgamento
Quem são os réus, as acusações e suas defesas
Tudo sobre o mensalão
Hoje deixaram o documento no gabinete do relator a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos, os ex-diretores do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, e o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas. Antes deles, já haviam entregue o documento o
ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-assessor do PP João Cláudio Genu, o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) e o advogado Rogério Tolentino.
A decisão se justifica, segundo Joaquim, por causa do comportamento de alguns dos réus nos últimos meses. Sem citar nomes, ele lembrou da situação envolvendo o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, que esteve na Itália em outubro. Pizzolato tem dupla cidadania. Caso decidisse fugir para não cumprir pena, não poderia ser extraditado pela Justiça italiana.
Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)