Sexta, 20 de Janeiro de 2017

Colunistas

Sérgio Barradas Carneiro

Novo pacto federativo: agora vai?

“Quem sabe a grave crise fiscal que vivenciamos não sirva como justificativa para impulsionar a ideia de um novo Pacto Federativo em vez de o Congresso ficar discutindo liberação de emendas parlamentares e ocupação de cargos no poder Executivo”

Miriam Moura

A vez dos bares descolados

“Pouco a pouco, Brasília vai se revisitando e surgem novas propostas que assimilam as tendências de gastronomia e de receitas e drinques mais elaborados”

Renato Casagrande

Como o Espírito Santo virou o jogo no sistema penitenciário

Ex-governador Renato Casagrande diz que investimentos na construção de presídios, no trabalho de ressocialização, na contratação de agentes prisionais e na valorização da categoria ajudaram estado a dar a volta por cima e melhorar o seu sistema penitenciário

Dr. Rosinha

As Repúblicas do Galeão, de Alagoas e de Curitiba

“Assim como a ‘República do Galeão’ teve um único objetivo, atingir e depor Getúlio Vargas, a ‘República de Curitiba’ tem um o​ se​​u: destr​​uir Lula e o PT. No fundo​,​ a razão é a mesma, não permitir a ascensão social dos trabalhadores e dos pobres”, diz ex-deputado

Jorge Maranhão

Entender o Brasil para encontrar a saída – parte II

“Para compreender nosso caráter cívico e moral, percorremos 12 grandes momentos de torção ético-estética de nossa história, de distorção das leis, de contorção do relativismo moral, de autoengano e corrupção de valores tão simplesmente”

Marcus Pestana

Política: representação social e centro decisório

“É preciso superar os traumas do impeachment e as fragilidades do governo, aparar arestas, apaziguar os espíritos e tomar as decisões inadiáveis para que o Brasil não perca definitivamente o ‘bonde da História’”, defende deputado tucano

Beth Veloso

Exibicionismo na internet já!

“Como nós não vestimos burca, o exibicionismo no Facebook nada mais é do que arrumar-se para a missa das 7h, só que esse desfile ganhou outra dimensão, pulou para outra arena. No teatro do social, podemos ser nós mesmos. E, assim, vale postar até a refeição”

Patricia Marins e Miriam Moura

No Twitter, governo Trump já começou

“Opiniões controversas de Trump estão desviando o foco de um fator que merece toda a atenção de estudiosos do poder das mídias digitais: o próximo presidente norte-americano sabe manejar a rede social com perícia impressionante”

Toni Reis

Carta aberta de Toni Reis a Leonardo Vieira: “Você foi grande”

Um dos principais nomes da causa LGBTI no país parabeniza ator por desafiar a homofobia: “A vida não é para medrosos, é para gente que sabe o que quer e tem coragem para enfrentar as adversidades. O fotógrafo lhe deu um limão. Faça dele uma bela caipirinha ou uma bela limonada suíça”

Aldemario Araujo Castro

Violência como resposta para a violência?

“Por que, então, países como a Holanda e Suécia fecham presídios? Certamente, não é porque suas forças policiais promovem contínuas eliminações físicas de meliantes. São duas as razões mais importantes”

Paulo Castelo Branco

Questão semântica toma conta da crise nos presídios

“Há uma guerra de palavras levadas pelo vento como as dos discursos falaciosos das campanhas políticas, que eram abastecidas por bandidos de ‘colarinho branco’ e, agora, por traficantes do pó, igualmente branco”

Pedro Valls Feu Rosa

O sino de Belém

“O que de mais chocante constatou-se foi mesmo a falta de sentimentos humanos de larga parcela da população – das pessoas comuns, pois. Aliás, talvez esteja aí a explicação da omissão estatal”

Rodrigo Chia

Aumento dos ônibus: o falso dilema de decidir como pagar sem saber quanto custa

“As gratuidades, como outros elementos sujeitos a fraudes e desvios, podem e devem passar por auditoria. Poucas questões, porém, terão resposta satisfatória enquanto se mantiver – não se sabe por que razão – a caixa preta dos custos das empresas”

Luiz Flávio Gomes

Os quatro grandes grupos criminalmente organizados no Brasil

“Eles roubam e matam os brasileiros e o país. Matam dentro e fora dos presídios. Alguns decepam as cabeças inimigas nas celas, outros roubam o dinheiro público e matam gente invisível na fila do INSS, dentro dos hospitais ou nas periferias do arcaico Brasil”

Leonel Rocha

Ventania e mar revolto

“Mas navegar é preciso. O problema da sociedade é decidir como, quando, de que forma e qual o rumo do país. E isso terá de ser feito no e com o Congresso de Renan, Jucá e dezenas de outros congressistas envolvidos em operações policias”

Nicolas Behr

Brasília de A a Z: o que diz o D

Despedida, Dom Bosco, dupla, drive-in… Em novo capítulo do seu livro BRASILIA-Z, Cidade-palavra, Nicolas Behr decifra a capital federal pelo verbete D

Lídice da Mata

O centenário de nascimento de Miguel Arraes

“Ele foi muito mais do que um político, mais do que um governador, mais do que um gestor público. Foi, essencialmente, um inspirador de várias gerações. Nos dias terríveis de hoje, sua ausência se agiganta”, escreve a senadora Lídice da Mata

Márlon Reis

Eleição de deputado para o Executivo, renúncia tácita e fraude eleitoral

“O eleitor votou numa chapa que ostentava um candidato a prefeito e outro a vice. Não poderia supor que o candidato a vice-prefeito não tivesse em seus planos assumir o mandato, optando pelo cargo de deputado. Teria sido isso esclarecido ao eleitor durante a campanha? Evidentemente, não”

Antônio Augusto de Queiroz

O que diz a reforma da Previdência do governo Temer

Em detalhes, “a mais radical proposta de reforma da Previdência após a Constituição de 1988”. “Nova reforma, nas bases apresentadas, é absolutamente inaceitável”, avalia especialista do Diap

Paulo Rubem Santiago

Irresponsabilidade socioeducativa

“Prefeitos e governadores que não colocam crianças e jovens nas escolas, não superam a evasão e a repetência escolares, nem asseguram proteção social às famílias em condições vulneráveis deveriam ser responsabilizados”, diz ex-deputado

Joe Valle

Frente Parlamentar Ambientalista é mais um canal de diálogo com a população do DF

Entre outras bandeiras, grupo estimulará o debate, lutará pela aprovação de leis que aperfeiçoam a legislação ambiental e combaterá retrocessos, anuncia deputado. “Trabalho da Frente ficará divido em temas vitais como, água, cerrado, resíduos sólidos, construção sustentável e educação ambiental”

Aline Machado

Quem elegeu Trump?

Resultado das últimas eleições nos Estados Unidos e no Brasil foi impulsionado por um mesmo tipo de eleitorado, diz analista política. “As bases eleitorais dos dois países, que promovem essas movimentações, é parecida”

Rudolfo Lago

A prisão de Garotinho e a Lava Jato como novo método

“O que fica claro – e não é a primeira vez – é que já não é mais a Lava Jato a única a levar políticos brasileiros de expressão para a cadeia. E é aí que os efeitos dessa cultura passam a se tornar imprevisíveis e incontroláveis do ponto de vista de alguma preferência política”

Heitor Peixoto

Um ano depois, documentário lembra a dimensão humana da tragédia de Mariana

TV Assembleia de Minas Gerais noticia o projeto especial sobre o primeiro ano de aniversário do mais grave desastre ambiental da história do Brasil. “O documentário deixa ainda um apelo, por meio de uma hashtag: #NãoEsqueçaMariana”, destaca jornalista. Assista aos vídeos

José Wilson Granjeiro

Homem do público – a nobre missão de servir

“O servidor público é uma autoridade investida de poderes e útil à sociedade. Deve aprender a pensar nos outros, a agir para o bem deles e não apenas para si mesmo”

Sérgio de Sá

O vaivém do Ministério da Cultura

“Enquanto a existência do ministério for considerada necessária, a cultura não existirá pelas próprias pernas. Nossa cultura será sempre uma ficção para poucos. Ou uma ficção para muitos”

Lucio Batista

Câmara proíbe uso de verba pública com parente

Mesmo com proibição, deputado pernambucano gastou R$ 63 mil da cota parlamentar com o aluguel de um imóvel de seu sogro. ONG já fez congressistas devolverem R$ 5 milhões utilizados indevidamente com o benefício

Chico Alencar

Uma Cunha na investigação – O “ex-chefe” e o aço frio do cárcere

Ascensão e queda de um poderoso e seu séquito de puxa-sacos, que parecem estar com seus dias contados. “Os cúmplices e sócios da gangsterização da política, os bajuladores do poder efêmero estão perdendo”

Carlos Lungarzo

A polêmica sobre Bob Dylan e o Nobel

Dedicado a Eduardo Suplicy, grande fã de Dylan, que levou a obra do músico e poeta a diversos cantos do Brasil, especialmente ao Senado, colocando um toque de sensibilidade e inteligência num setor da sociedade onde estes valores estão proscritos

Leonardo Boff

Política como cuidado para o povo

“O cuidado para com o povo exige conhecer suas entranhas por experiência, sentir seus apelos, compadecer-se de sua miséria, encher-se de iracúndia sagrada e escutar, escutar e mais uma vez escutar. Deveria haver um Ministério da Escuta, como aliás existe em Cuba”

Adalberto Piotto

Adalberto Piotto: meu pai e o pai da Constituição de 88

Jornalista relembra o dia em que, aos 14 anos, levado pelas mãos do pai, conheceu Ulysses Guimarães no interior de São Paulo: “Me agradeceu de forma única por um jovem como eu ter ido até lá”

Álvaro Sólon de França

A saúde no balcão de negócios

“Se hoje os planos de saúde pública não atendem as aspirações da sociedade brasileira é porque o governo está utilizando recursos da seguridade social para pagamento de despesas que não são das atividades finalísticas de saúde, previdência e assistência social”

Marcelo Mirisola

Vento, ventania, fatos e versões

Mirisola questiona por que impeachment passou de “festa da democracia”, em 92, a “golpe”, em 2016. “Enquanto a democracia continuar como balcão de negócios, haverá apenas acomodação de interesses, acordos-calheiros & conchavos”

Sylvio Costa

Sete perguntas fundamentais sobre o impeachment

Dilma está deixando o poder porque perdeu a capacidade de governar, como ocorreu com Collor 24 anos atrás. Perceber isso é o primeiro passo para tirar do caminho as cascas de banana lançadas por petistas e antipetistas

Lúcio Big

Cotão: notas fiscais sem validade são aceitas pela Câmara

Fragilidade na fiscalização fez com que fossem acatadas notas e cupons fiscais sem validade apresentados por deputados. Advertida pela Operação Política Supervisionada, Casa promete reaver valores

João Capiberibe

Olimpíadas de ontem e de hoje – Os motivos da recusa ao convite para a festa

Memórias e impressões de uma vítima da ditadura. “A Olimpíada pegou nosso país mergulhado numa crise medonha que não nos permite devaneios antes de encontrar uma saída. Esta que está posta, a do impeachment, não resolve a crise. Aprofunda-a”

Onyx Lorenzoni

A fé no Brasil e a pressa contra a corrupção

Relator de projeto anticorrupção defende fim da era PT e aposta na intensificação dos trabalhos no segundo semestre. “O Congresso está em recesso, mas o trabalho não pode parar”

Nicole Verillo

Mercados emergentes, transparência patética

Baixo nível de transparência contribui para que a corrupção se prolifere, diz especialista. “Empresas podem fazer muito mais para gerar relatórios públicos abrangentes para lidar com a corrupção e oferecer a transparência necessária para uma governança responsável”

Ana Amélia Lemos

“O golpe foi de Dilma e contra os trabalhadores; ela destruiu o país”

“Dilma disse, na campanha eleitoral: ‘Vamos fazer o diabo para ganhar a reeleição’. Ela fez, de fato. Destruiu o país”, afirma senadora Ana Amélia, ressaltando a absoluta constitucionalidade e necessidade do impeachment

Randolfe Rodrigues

Nem Dilma, nem Temer. Nova eleição é a solução

Senador vota contra impeachment, repudia Dilma e Temer e prega novas eleições: “Não chancelarei com meu voto o retorno ao poder das velhas e carcomidas elites políticas”, diz, em trecho do voto. Veja a íntegra

Roberto Kupski

A dívida dos estados com a União: correção, sim; juros, não *

Em janeiro de 1999, os estados deviam R$ 93 bi. Daquela data até dezembro de 2014, pagaram R$ 246 bi e ainda deviam R$ 422 bilhões ao Tesouro Nacional. “Estamos voltando ao Brasil colônia”, afirmam autores, ao criticar a drenagem dos recursos estaduais pela União

Fábio Góis

A mais pura das mulheres

Em “Evocação de Madalena”, a declaração de amor de cada ano e todos os dias. Desta vez, por meio do resgate de um poema perdido no tempo e em nossa memória afetiva

Márcia Denser

Fascismo & outros afetos tristes

Escritora se vale de “manual de primeiros socorros filosóficos” recém-publicado por outra Márcia, a Tiburi, para criticar o fortalecimento do pensamento autoritário

Cezar Britto

O Natal e a vontade de ser solidário

“O querer ser solidário é, sem erro, a maior virtude do Natal, até porque nos faz próximos do aniversariante Jesus”, escreve ex-presidente nacional da OAB

Zé Maria

Derrubar, nas ruas, todos eles!

“Não podemos aceitar a continuidade do governo do PT, nem adianta trocar Dilma por Temer. Que se convoquem eleições gerais no país”, defende presidente nacional do PSTU

Rodolfo Torres

Semana promete ser histórica para os advogados

Comissão da Câmara vota projeto que desobriga advogado a ter sócio para abrir escritório. Já o Senado pode garantir “paridade de armas” entre órgãos de defesa e acusação. São duas antigas reivindicações da categoria, observa Rodolfo Torres

Paulo Teixeira

Impeachment sem fatos agride princípio da soberania popular

“Buscar o impeachment sem que haja fatos — não os produzidos midiaticamente, mas os demonstrados judicialmente — implica agressão grotesca ao princípio fundante do Estado de Direito, o da soberania popular”

Marcelo Crivella

Florestas plantadas: uma das saídas para a crise

“Em tempo de crise é bom lembrar que o Brasil tem reserva quase inesgotável de oportunidades para investimentos. É o caso das florestas plantadas, onde somos apenas o 7º lugar no contexto mundial”

Érika Kokay

Por que não construir um shopping na Praça dos Três Poderes

Quem vai ganhar com a proposta de construção de um shopping na Câmara? Seguramente não será o povo, nem a República ou Brasília, diz deputada ao apontar razões contra a obra defendida por Eduardo Cunha

Henrique Parra

Como Podemos aqui?

“Aqui, como sabemos, o Executivo é sempre escolhido pela regra da maioria. A necessidade de nascer imperial e vencedor tem sufocado inovações políticas”

Henrique Ziller

Corrupção e governabilidade

Qual governo foi mais corrupto: o do PSDB ou o do PT? Quem combateu mais a corrupção: tucanos ou petistas? Enquanto continuarmos a buscar respostas para essas perguntas erradas não vamos sair do atoleiro, diz auditor do TCU

Alessandro Melchior

Abriram a Caixa de Pandora no Congresso

Parlamentares com problemas na Justiça e que resistem à aprovação de uma agenda progressista dominam a Mesa Diretora da Câmara e prenunciam pelo menos dois anos de “toma-lá-dá” e de dias difíceis para minorias sociais

Olympio Barbanti Jr.

Dilma e a Agricultura na encruzilhada do desenvolvimento

Para colunista, Kátia Abreu representa o “agronegócio atrasado, colonial, raivoso”

Ricardo Ferraço

Muita demanda e poucas decisões no Judiciário

“É preciso trocar a cultura do litígio pela cultura do diálogo e da negociação. O caminho mais curto para o pleno exercício da cidadania e para uma Justiça mais ágil e eficiente passa por meios alternativos de solução de litígios”

Aloysio Nunes Ferreira

Dilma quer promover um terceiro turno em São Paulo

Senador diz que presidenta reeleita mente ao falar sobre a crise de abastecimento da água, nega que o governo paulista tenha recusado ajuda federal e fala que problema é nacional e já atinge nove estados

Heloisa Helena de Oliveira

Os novos objetivos da sustentabilidade

Heloísa Helena descreve os esforços feitos pelo Brasil e outros países para definir objetivos comuns rumo ao desenvolvimento inclusivo e sustentável

Guilherme Lacerda

Por um Banco Central republicano

A proposta de um Banco Central independente, abraçada por Aécio e Marina, é anacrônica e autoritária, dizem economistas. Na avaliação deles, a ideia de terceirizar as decisões da política monetária é uma agressão aos princípios da democracia representativa

Vanessa Grazziotin

Um salto para o futuro

“Sem a emenda constitucional, estaríamos no limbo ou na pior das hipóteses caminhando para decadência. Os empresários não teriam segurança jurídica indispensável para manter os projetos e aumentar seus investimentos na região”, avalia senadora

Alfredo Sirkis

Gaza: o saldo macabro

“Israel poderá, se quiser, até fazer o que teria sido a política correta desde o início: limitar-se a abater os foguetes e deixar o Hamas gastá-los sem promover aqueles terríveis bombardeios que mataram uma quantidade absurda de mulheres e crianças”

Manuela d'Ávila

A juventude com oportunidade de fazer acontecer

“Ampliar a participação da juventude é uma forma de garantir desenvolvimento nacional”

Afonso Morais

O baile alemão e o jogo de cena brasileiro

“Senadores e deputados já começaram a apresentar vários projetos de lei com justificativas indecentes para ‘renovar’ o futebol. Tudo jogo de cena. São ações isoladas e eleitoreiras que não fazem o menor sentido”

Rodrigo Rollemberg

Setor elétrico: gestão deficiente e falta de planejamento

Além de descuidar das nossas florestas, governo demonstra falta de planejamento em outras áreas vitais para o combate às mudanças climáticas, como a geração de energia, alerta Rodrigo Rollemberg

Cláudio Puty

Conservadores querem esvaziar a PEC do Trabalho Escravo

Deputado critica relatório do senador Romero Jucá sobre conceito da irregularidade e tentativa de limitar a lista suja do Ministério do Trabalho

Bezerra Couto

Companheiros, corram que a mídia golpista vem aí

Colunista mata a cobra e mostra o pau, denunciando a conspiração armada pelo PIG para tirar Dilma e o PT do poder

César Colnago

Além da CPI, desafio é votar PEC da Petrobras

Deputado tucano cobra coerência do PT para aprovar proposta de emenda constitucional que proíbe a privatização da estatal. Para ele, atual cenário é diferente do vivido no governo FHC, quando se cogitou passar controle da estatal à iniciativa privada

Rogério Schmitt

O desequilíbrio dos ministérios

“O grande problema político do governo Dilma (assim como do governo Lula, que o antecedeu) é que as administrações petistas não distribuem adequadamente, entre os partidos aliados, os cargos do primeiro escalão”

Lúcia Vânia

Ouvidorias e participação popular

“Todo o nosso trabalho na Ouvidoria é para que ela tenha transparência e participação, em nome de todo o Senado. Façamos, então, da opinião dos cidadãos o norte para as nossas ações”

Fernando Molina

A crise nas relações entre Bolívia e Brasil

Com a perspectiva de quem está do lado de lá nessa história, jornalista boliviano mostra que os problemas entre os dois países são mais profundos do que podem parecer

Walter Pinheiro

Um indexador contra a inadimplência

Projeto representa benefício para União, estados e municípios, entende Walter Pinheiro. “Com a mudança do indexador, o custo do serviço da dívida de estados e municípios cairá à metade, sem nenhum prejuízo para o governo federal”

Eduardo Fernandez

Dona Dilma, chame o Snowden!

Que tal contratar o ex-agente da NSA para ensinar algo aos arapongas brasileiros? Colunista faz sugestão a Dilma em conversa fictícia com a presidenta. Mas o papo não acaba bem

Mara Gabrilli

Surdos não são brasileiros?

Colunista diz que quase 10 milhões de pessoas convivem diariamente com a falta de acessibilidade. “Como é possível Dilma se esquecer dessa expressiva parcela da população?”

Paulo Kramer

Meio milênio de mudança política violenta

“Nenhuma onda de mudança de regimes chega ao fim, pura e simplesmente, em virtude das intenções e esforços unilaterais de qualquer um dos antagonistas”

Felipe Aguiar

Uma seleção esperta dos melhores discos do ano

Para quem sabe que música, música de verdade vai muito além de Katy Perry e “Assim você mata o papai”, seguem quatro discos sensacionais lançados em 2012

Rebecca Garcia

Ares da China

“O Polo Industrial de Manaus está, outra vez, precisando de socorro. E agora trata-se da transferência de postos de trabalho para o exterior”

Renata Camargo

Código Florestal e a expansão agrícola

“Com a aprovação da MP do Código Florestal, mais um capítulo da novela de desmonte da legislação ambiental brasileira foi apresentado”

Letícia Nobre

Concurso público virou pão e circo na TV

“Abordagens exageradas iludem candidatos com informações frágeis e erradas”

Stolen Blues Boys

Vou Malufar!

“Eu vou fazer de tudo pra ganhar a eleição/Vou malufar pra entrar/ No palácio do Anhangabaú”

Armando Monteiro

Para piorar, ponto eletrônico

“A obrigatoriedade do ponto é símbolo de impertinência, inadequação, ineficiência, burocratização, desconforto, insegurança jurídica e custos”

Marcelo Soares

Quero ver no dia-a-dia

“No Brasil, não costuma ter terrorismo, mas o nosso Bin Laden se chama ‘gambiarra’”

Alessandro Mendes

20 mil quilômetros por uma escritora

“Também sou a favor da meritocracia, de que as pessoas se beneficiem de suas capacidades, mas discordo terminantemente da maneira egoísta como Ayn Rand vê o assunto”

Daniella Sholl

Valdemar Costa Neto e eu

“Perguntei com a falsa inocência que jovens repórteres sabem fingir como ninguém: por que é tão importante ter a diretoria? Por quê?, espantou-se Valdemar. São R$ 2 bi por ano, minha filha”

Otavio Leite

Oxigênio digital

Frequentemente, a imprensa alerta a sociedade brasileira a respeito do excesso de medidas provisórias editadas pelo governo. Este fato promove uma verdadeira “asfixia” do Congresso Nacional, que é um poder constituído e essencial para a democracia em nosso país. Com …

Reinaldo Normand

O paradoxo do iPad brasileiro

Com muita pompa, o governou brasileiro anunciou no dia 23 de maio a desoneração de impostos sobre os computadores tipo tablet, que ficarão 36% mais baratos quando fabricados em solo nacional. O maior expoente dos tablets é o iPad da …

Cláudio Versiani

A indignação sai às ruas na Espanha

O dia 15 de março de 2011 ficará marcado na história da Espanha. No domingo passado, um pequeno grupo de cidadãos espanhóis resolveu protestar contra tudo e contra todos, contra a situação política e econômica, a corrupção e os políticos …

Marisa Serrano

Energia moderna, trabalho arcaico

A catástrofe no Japão está gerando uma discussão mundial a respeito da segurança da energia nuclear. O Brasil não se exime desta preocupação. Na semana passada, o Senado realizou audiência pública conjunta em três comissões para discutir o programa nuclear …

Publicidade Publicidade