Quinta, 27 de Abril de 2017

Colunistas

Dr. Rosinha

O impostor – o que há em comum entre a Lava Jato e o livro de Javier Cercas

“Os membros da Lava Jato não têm provas de que o Lula cometeu crimes, mas têm a convicção. Ocorre que Marco não precisava provar que esteve num campo de extermínio, bastava convencer. Mas Moro tem que provar que há crime”

Helio Doyle

Poder econômico não combina com eleições

“A combinação entre redução dos custos das campanhas e a soma do financiamento público com as doações por pessoas físicas, com um limite por CPF – R$ 10 mil, por exemplo – certamente dará maior igualdade de condições aos candidatos”

Pedro Valls Feu Rosa

Rótulo enganoso – a (má) alimentação infantil e seus impactos econômicos

“Pesquisa realizada recentemente na Irlanda com 347 crianças revelou que 23% tiveram dentes extraídos antes de completarem seis anos de idade, e incríveis 60% antes dos nove anos de idade”

Paulo Castelo Branco

Anistia parcial, limitada e restrita

“A palavra anistia soa como combinação entre políticos, empresários, doleiros e tantos outros personagens ainda não apontados como participantes do esquema e que vivem atormentados aguardando a ordem de prisão, como acontece com Lula”

Antônio Augusto de Queiroz

De “A” a “Z”, a destruição dos direitos trabalhistas

Entenda, com todas as letras, o que deve piorar para o trabalhador se a reforma for aprovada. “O ponto central da reforma, particularmente do substitutivo, é permitir que, via negociação, se possa reduzir ou eliminar direito, inclusive aqueles assegurados constitucionalmente”

Marcus Pestana

A lista de Fachin e o clima de quase Inquisição

“Todos os principais partidos frequentam a linha de tiro. Ao senso comum, parece que ninguém escapa, que são todos iguais. E não são. Nas ruas é fácil encontrar frases do tipo ‘não acredito mais em ninguém’, ‘são todos corruptos’”, diz deputado do PSDB de Minas Gerais

Chico Leite

Os diferentes desafios de um novo Brasil

“Tenho refletido muito sobre o contexto atual do país e cada vez mais percebo que é preciso buscar a convergência de ideias em vez de se investir na polarização do debate”

Patricia Marins e Miriam Moura

Compliance: palavra de ordem para o novo momento do país

“Estar em ‘compliance’ é estar em conformidade com leis e regulamentos. O exemplo mais visível de corrida às boas regras é o da própria Odebrechet, protagonista do maior escândalo de corrupção do país”, apontam colunistas. Veja mais destaques do noticiário

José Wilson Granjeiro

Brasília, cidade generosa

“Cheguei a Brasília como tantos milhares de outros brasileiros que vieram dos vários rincões do país: aos oito anos de idade, como pobre migrante nordestino, pela mão de minha mãe e junto com meus irmãos, a fim de reencontrar meu pai, um dos pioneiros da cidade”

Miriam Moura

Eventos em abril movimentam a cena culinária da capital

“Há mais novidades comprovando que empreendimentos ligados à gastronomia estão indo muito bem, obrigado!”

Beth Veloso

Entre a utopia da rede e a dura realidade das notícias falsas

“Na internet, o mico de espalhar uma notícia falsa é 100% de quem posta. E o que parece ser da natureza da rede, liberdade de expressão, pode se tonar uma ameaça”

Rodrigo Chia

Enquanto o Judiciário condena, a Câmara Legislativa assiste a tudo

Desde 2015, a Câmara Legislativa arquivou dois pedidos de cassação de mandato contra a deputada Liliane Roriz, condenada agora a quatro anos de prisão. Outros cinco deputados enrolados na Justiça também escaparam. “O direito de denunciar virou fantasia”, diz Chia

Aldemario Araujo Castro

Sua Excelência, o eleitor – a voz obrigatória do povo sobre a “mãe de todas as reformas”

“A recusa em ouvir o eleitor é inaceitável. As normas constitucionais relacionados com o plebiscito e o referendo não são meras peças de decoração”

Vinícius Sousa

Jovens deputados: símbolos da renovação política?

“Caso eles queiram concorrer, algumas barreiras se sobressaem: as campanhas são caras; a pouca experiência, em decorrência da idade, pode ser vista com desconfiança pelos eleitores; e o simples fato de não ter parente político diminui sua visibilidade diante da opinião pública”

Tereza Cristina

Novas fronteiras em terras brasileiras – uma visão sobre o território nacional

“Compreendo e compartilho o sentimento que anima e conserva entre nós essa visão particular de proteção de nossas terras, mas é necessário evoluir como já o fizemos com as nossas instituições em franco processo de consolidação, com a democracia fortalecida”

Alessandro Melchior

A Lava Jato quer fechar o PP. Qual será o próximo?

“Decretar a morte de um partido político, seja por sua irrelevância eleitoral ou por sua total inconsistência ideológica, é direito do povo brasileiro a ser exercido mediante o voto, não dos procuradores do MPF”

Jorge Maranhão

Aborto, homossexualidade e STF, numa visão além do politicamente correto

Jorge Maranhão questiona se o Supremo agiu corretamente ao se manifestar sobre o aborto até o terceiro mês de gravidez e a união de parceiros do mesmo sexo. Até que ponto podemos ser senhores dos nossos corpos e destinos?, pergunta ele

Nicolas Behr

Brasília de A a Z: o que dizem o J e o K

Do “J”, do jeitinho, do João-de-barro e dos ratinhos Juscelinomys candango, ao “K”, do delicioso Kibeirute, prato dos mais famosos da capital, Nicolas Behr desvenda a capital brasileira pelas inciais do fundador da cidade

Sylvio Costa

As eleições de 2018 e a arte de prever cenários políticos

Para quem sabe das coisas, contrariando mais uma vez as opiniões predominantes dos analistas, são grandes as chances de se repetir a polarização PSDB x PT na próxima disputa presidencial

Paulo Rubem Santiago

Mensalidades nas Ifes – um exemplo da “justiça fiscal” de Temer

“Querem fazer justiça fiscal? Que o façam fora das universidades, taxando grandes fortunas – norma constitucional em aberto –, reduzindo a tributação sobre o consumo das famílias e as menores faixas de salário”

Publicidade Publicidade