Colunistas

Patricia Marins e Miriam Moura

Temer esquece compliance ao receber Joesley no Baixo Jaburu

Colunistas destacam o novo tropeço da gestão Temer. “O conceito de compliance diz respeito ao processo pelo qual empresas e órgãos do governo cumprem obrigações estratégicas, sejam decorrentes de leis, códigos e normas, ou mesmo da expectativa de partes interessadas”. Veja mais destaques do noticiário

Chico Leite

Reforma política: para reformar a política

“É chegada a hora de o amor ao Brasil falar mais alto do que os interesses individuais e corporativos, e que o clamor de um povo soberano ganhe voz em uma verdadeira reestruturação do sistema político brasileiro”

Miriam Moura

Michelin premia os Bib Gourmand, onde se come bem a bom preço

“No Brasil, nenhum estabelecimento conquistou as disputadas três estrelas do guia, categoria máxima que indica um restaurante pelo qual vale viajar para conhecer”, lamenta colunista

Aldemario Araujo Castro

Por que Temer é descartável

“Por trás de Lula, Dilma, Temer, Aécio, Meirelles e outros tantos, por trás do mar de lama, por trás do mundo da política partidária, existe um programa elaborado com o objetivo de satisfazer os humores e apetites das elites componentes de menos de 1% (um por cento) da população brasileira”

Henrique Fróes e Gabriele Cornelli

Sócrates e a Lei de Gérson

Até que ponto é possível a política na sua melhor expressão, como realização do bem comum? E o que os filósofos clássicos ensinam sobre a conhecida dificuldade humana de optar pela ética. É o que os autores discutem na estreia da coluna “Pergunte aos Clássicos”

Pedro Valls Feu Rosa

A nossa herança – a ação estrangeira no Brasil das próximas gerações

“Nossa geração abriu mão de desenvolver um parque industrial próprio, desnacionalizou nossas mais importantes empresas e está a consumir inebriadamente as maiores riquezas não-renováveis que a natureza nos ofereceu”

José Wilson Granjeiro

Humildade e paciência, atributos dos vencedores

“Inteligência não é o maior diferencial em concurso, mas disciplina é tudo. Durante o tempo em que me preparei, percebi que o estudo para fazer uma prova não é semelhante a uma corrida de velocidade, mas, sim, a uma corrida de resistência”

Marcus Pestana

A voz dos municípios: XX Marcha a Brasília

“Durante toda a história brasileira, a dinâmica federativa observou a alternância de movimentos de concentração e descentralização de poder e recursos fiscais. Hoje há uma inegável concentração de poder na União”

Chico Alencar

É hora de luta! Fora Temer e Diretas Já!

Psol convoca brasileiros a participar do movimento #OcupaBrasília na próxima quarta-feira para pedir a saída imediata do presidente e a convocação de eleições diretas, além da prisão de corruptos e corruptores

Helio Doyle

O falso voto distrital misto

“Na verdade é um voto distrital com os defeitos do sistema – entre os quais a falta de proporcionalidade – e sem as vantagens: será uma eleição muito cara e os eleitos não estarão próximos dos eleitores”

Dr. Rosinha

Charlatanismo – o uso de Lula como ameaça a investimentos

A experiência do colunista ao primeiro contato com o grupo Empiricus. “Ao fim da leitura, concluí que eles estão mais para charlatões do que alguém que agiria por experiência e análise do mercado”

Leonel Rocha

Futuro incerto

“Decepcionou-se quem esperava que após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a posse de Temer o país poderia encontrar um caminho com um mínimo de organização”

Vinícius Sousa

Precisamos discutir o tamanho do Estado brasileiro

“Se tomaremos a decisão por mais Estado ou menos Estado, resta claro que ele permanecerá lá, ainda firme. Não alcançaremos o status de Anarquia. Precisamos, todavia, aumentar sua capacidade de transparência e sua eficiência”

Beth Veloso

Satélite brasileiro decola, mas falta prioridade à ciência

“O satélite de R$ 2,6 bilhões pode não ter impactado diretamente nas contas do governo, mas dentro da política do cobertor curto, o tom que imperava no Senado era de lamento pelo último corte no orçamento da Ciência e Tecnologia”

Antônio Augusto de Queiroz

Sobre as reformas trabalhista e previdenciária – ameaças ao Estado de bem-estar social

“São reformas com viés fiscal e liberal, que prejudicam os mais pobres – ou os que dependem de salário ou de benefícios previdenciário ou assistencial – preservando de qualquer sacrifício daqueles que vivem de renda. Aliás se tira daqueles para favorecer estes”

Luiz Flávio Gomes

“O Supremo tem que colocar limites no Gilmar Mendes”, diz jurista

Colunista do Congresso em Foco, Luiz Flávio Gomes critica comportamento do ministro do STF na esteira do caso em que ele autorizou a soltura de Eike Batista, cliente de escritório de advocacia que tem a esposa de Gilmar como integrante. Assista ao vídeo

Tereza Cristina

Reformas, o debate necessário

“Já passa de três anos a permanência da atual recessão, fato inédito em nossa história recente, e os seus impactos denunciam sem contornos a dimensão da calamidade que veio a ser conhecida como nova matriz econômica”

Paulo Castelo Branco

Maduro está podre, e Lula bichado

“Maduro já morreu, mas como velho ditador ainda está sentado no trono em putrefação. … Há grande dúvida se Lula deve ser preso na ocasião do seu interrogatório. Razões jurídicas não faltam, mas muitos analistas têm ponderado sobre o momento adequado para enjaulá-lo”

Nicolas Behr

Brasília de A a Z: o que diz o L

A cidade de Léo e Bia, do Lago Paranoá, de lendas urbanas e das vias L… O poeta mais famoso da capital convida você a conhecer Brasília por mais um verbete. Vamos nessa viagem?

Toni Reis

Casamento gay: um direito civil ou uma “aberração”?

“Não queremos destruir a família de ninguém, queremos construir a nossa, do nosso jeito. Cumprimos nossos deveres, queremos igualdade de direitos. Em momento algum as religiões serão obrigadas a fazer o casamento religioso de pessoas do mesmo sexo”

Publicidade Publicidade