PMDF tenta desobstruir Esplanada dos Ministérios, ocupada por caminhoneiros

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) tenta, desde o início da tarde, desmobilizar o acampamento de manifestantes bolsonaristas, em sua maioria de caminhoneiros, da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e próximo da Praça dos Três Poderes, sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. Os manifestantes, acampados no local desde segunda-feira (6), ainda tentam avançar em direção à suprema corte.

O grupo, composto ainda por centenas de pessoas, é pressionado pela PMDF a deixar o local. Parte dos veículos, caminhões e carretas em sua maioria, ainda permanece estacionada no gramado da Esplanada. A negociação é lenta, e representantes dos manifestantes na Esplanada os aconselham a ficar no local até que uma ordem judicial os obriguem a sair dali.

A PMDF indica o tempo todo que irá remover os caminhões da Esplanada ainda nesta quinta-feira (9). Veículos para guinchar os caminhões já se encontram próximos do Congresso Nacional.

Os manifestantes se mobilizam no local desde o início da semana,  para a manifestação golpista de Sete de Setembro, realizada por Jair Bolsonaro no local. Caminhões de empresários ligados ao agronegócio chegaram a furar o bloqueio feito pela polícia e invadiram a Esplanada, fechada desde o final de semana. Mesmo após o fim das manifestações, estes caminhoneiros - movidos por uma pauta antidemocrática contra o STF e o Supremo, do qual pedem a destituição de quase todos os ministros - querem alcançar a suprema corte.


> PRF libera 33 pontos interditados por caminhoneiros
> “Todas as pessoas de bem sabem quem é o farsante”, diz Barroso no TSE

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo