Os deputados e senadores acompanharam na tarde desta quinta-feira (07) uma palestra com o mundialmente famoso historiador e escritor Yuval Noah Harari. Para o evento, que será exclusivo aos parlamentares, a Câmara está pagando R$163.941,13 de cachê.
O historiador declarou que o Brasil e outros países emergentes, precisam se unir em cooperação internacional, caso contrário, ficarão para trás, terão altas taxas de desemprego e serão exploradas pelas grandes economias mundiais. (Leia como foi a palestra aqui)
O evento foi o lançamento do projeto Modernizar, uma iniciativa da Presidência da Casa que visa promover palestras com grandes pensadores para discutir o futuro e os novos desafios a serem enfrentados pelos cidadãos. O objetivo é debater pautas que contribuirão para o aperfeiçoamento do parlamento e para a formulação de políticas públicas para o País.
Leia também
> Câmara paga R$ 164 mil por palestra de intelectual-celebridade
As palestras serão destinadas a deputados, senadores e autoridades convidadas. Os eventos terão uma programação que visa debater soluções para o futuro e garantir a diversidade de pensamento. Entre os temas, estão aspectos da nova democracia, combate à desinformação, inteligência artificial, internet das coisas e cidade inteligente, propriedade de dados, bioengenharia, oferta de empregos, alimentação e envelhecimento da população.
O Modernizar está alinhado com a visão de futuro do planejamento estratégico da Câmara dos Deputados para o período de 2012-2023, a qual prevê que a Casa busque consolidar-se como centro de debates dos grandes temas nacionais e globais, de forma moderna, transparente e com ampla participação dos cidadãos.
Palestra
O primeiro palestrante, no lançamento do projeto, foi o escritor e professor Yuval Noah Harari, um dos pensadores mais influentes da atualidade. Historiador, filósofo e autor de livros como “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21”, Harari é atualmente professor do Departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. Seus livros já venderam 20 milhões de cópias em todo o mundo. Ele também atua como conselheiro de governos de diferentes nações e já contribuiu com várias organizações de forma voluntária.
O moderador da palestra foi o professor Ronaldo Lemos, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade de Harvard e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo.
*Informações da Agência Câmara