Carteira digital de trânsito, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física pré-preenchida, assinatura digital, carteira de trabalho digital, Meu INSS e Sine Fácil são apenas alguns dos produtos desenvolvidos pelas duas maiores empresas públicas de tecnologia digital para proporcionar praticidade à sua vida.
Porém, muita gente ainda não sabe que o Brasil oferece uma série de soluções que visam facilitar a forma como os cidadãos lidam com questões burocráticas. A qualidade desses produtos é tal que o Brasil foi considerado em um ranking do Banco Mundial como o sétimo país com a maior maturidade em governança digital no mundo.
De acordo com um funcionário da Dataprev, os produtos e soluções desenvolvidos pela empresa, além de melhorar a relação entre o cidadão e o Estado, evitam fraudes. “A carteira de trabalho digital, por exemplo, possibilita que o trabalhador ou trabalhadora tenha todos os seus registros laborais no mesmo documento. O que evita a perda de uma carteira de trabalho e os registros contidos nela. O que pode causar até dificuldades em acessar a aposentadoria”.
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No mesmo sentido, um funcionário do Serpro alerta que se essas soluções fossem criadas por empresas privadas, os cidadãos, provavelmente, teriam que pagar por elas. “Hoje uma pessoa pode assinar digitalmente um documento importante, como um diploma, por causa da solução criada pelo Serpro. Pode pagar multas com desconto e ter no mesmo documento digital – a carteira digital de trânsito – a carteira nacional de habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV) sem nenhum custo adicional por isso, o que beneficia a todos”.
Contudo, mesmo oferecendo melhorias aos cidadãos e ao Estado, a Dataprev e o Serpro estão em risco. A privatização das empresas vem sendo planejada desde 2019 e a venda delas está prevista para o ano que vem – 2023.
Tal ameaça vem causando uma fuga de cérebros das empresas e até mesmo do Brasil. Além disso, muitas dessas soluções que hoje melhoram a vida dos brasileiros são criadas por ideia dos funcionários e especialistas e desenvolvidas sem o objetivo de atender uma demanda específica, mas de desenvolver o Brasil. Em uma empresa privada, cuja principal finalidade é o lucro, os trabalhos são feitos apenas sob demanda dos governos ou de outras empresas. “A privatização da Dataprev e do Serpro pode colocar fim a anos de expertise e comprometimento dos funcionários, que geram uma série de benefícios para o País”, relembra o especialista do Serpro.
Um dos serviços criados pelos funcionários da Dataprev sem nenhuma encomenda especial foi a prova de vida digital. Um serviço que beneficiou milhões de aposentados que não precisaram ir a agências bancárias comprovar que estão vivos durante o período de isolamento na pandemia.
“A criação de um aplicativo como esse só foi possibilitada porque a Dataprev tem funcionários cuja missão é promover a cidadania, e porque nossa empresa tem grandes bancos de dados que viabilizaram a solução. Só com funcionários públicos e empresas públicas de tecnologia o Brasil se manterá na vanguarda da ampliação da cidadania digital”, conclui o especialista da Dataprev.
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