“Conseguimos jogar a questão da privatização da Dataprev e do Serpro para frente. Isso nos deixou com uma boa margem de negociação com um eventual novo governo”, foi assim que Efraim Neto, da Veredas Assessoria e Consultoria, definiu o trabalho realizado pela equipe no Congresso Nacional por mais de um ano para a Campanha #SalveSeusDados.
Ano esse cujo cenário não poderia ser mais adverso, com a pandemia, o funcionamento da Câmara dos Deputados e do Senado Federal foi modificado, com a realização de sessões remotas e, principalmente voltadas ao combate da doença e dos efeitos econômicos e sociais advindos da necessidade de distanciamento social. Porém, além do adiamento das votações, outras ações foram exaltadas: a realização de audiências públicas, a proximidade com parlamentares que se comprometeram com a campanha e a incidência de qualidade sobre o assunto no Congresso.
Todos os deputados e senadores receberam em seus gabinetes as explicações da Campanha, cujo primeiro objetivo era informar e esclarecer os parlamentares sobre o trabalho e a importância das duas grandes empresas federais de tecnologia da informação: Dataprev e Serpro.
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“A gente sabe que, de uma forma mais ampla, a vida no Congresso é sempre conturbada. Mas desde o início desse governo, a pauta foi tomada por outros assuntos, tratados de maneira açodada”, relembrou Reinaldo Melo Soares, diretor do Sindpd – PE, uma das entidades que apoiou a Campanha desde o princípio, em 2019.
Visando facilitar o entendimento dos congressistas e da sociedade, os empregados das empresas públicas que participam da Campanha junto aos profissionais da Veredas, trabalharam intensamente para construir uma argumentação coesa e direta, com linguagem acessível e que demonstrasse os principais riscos que a população e o País sofreriam com as privatizações propostas pelo governo Bolsonaro.
Assim, a proposta foi elaborada com base em cinco eixos, que tratam das informações que Dataprev e Serpro custodiam e tratam:
Publicidade- Dados de Seguridade Social;
- Dados de Estado e Defesa;
- Dados Empresariais;
- Dados Públicos e Tributários;
- Dados Pessoais;
Conforme Efraim relembrou, ao se dar conta do conteúdo e da importância de cada uma dessas bases de dados, muitos deputados mudaram de opinião em relação à privatização. “Até os deputados que mais apoiam as privatizações ficaram assustados com os problemas que poderiam surgir com a privatização destas informações”, surpreendeu-se. Pelas contas do profissional, mais de 300 assessores de gabinetes de deputados aceitaram se reunir com a campanha e foram esclarecidos sobre o tema.
Venício Dantas, representante eleito dos empregados no Conselho de Administração da Dataprev, relembrou que a questão dos dados, e principalmente da segurança e privacidade deles, esteve em alta durante o período da Campanha. “A privacidade digital e a proteção de dados andam juntas. Com a aprovação da Emenda Constitucional 115, o direito à proteção dos dados pessoais se equiparou juridicamente ao direito à vida”, comemorou Venício. Em seguida, o especialista ainda apontou que essa vitória colabora com os objetivos da Campanha, que são manter os dados do Estado, das empresas e da população brasileira a salvo e sob o controle de empresas públicas, comprometidas com a cidadania e o desenvolvimento nacional.
Leo Santuchi, presidente da Associação dos Empregados da Dataprev (Aned), entidade que coordenou a campanha, celebrou os resultados obtidos com o esforço voluntário dos funcionários das empresas envolvidos com a campanha e explicou quais serão os próximos passos: “A partir de agosto a campanha se dará por outros meios, principalmente apoiando e sendo apoiados pelos representantes dos empregados eleitos para os Conselhos de Administração da Dataprev e do Serpro e com uma forte comunicação”.
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